Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância dos estímulos na primeira infância”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Os seis primeiros anos de vida são os mais importantes no desenvolvimento das crianças, e os cuidados precisam começar já na gravidez. A chamada primeira infância abrange os primeiros seis anos completos, ou 72 meses de vida da criança, conforme define o Marco Legal da Primeira Infância.
Além do pré-natal, é preciso considerar os aspectos psicossociais da gestação. Apenas 48% dos brasileiros reconhece a necessidade de o bebê receber carinho dos pais e familiares ainda na barriga. Apenas 24% dizem ser necessário conversar com o bebê, 16% lembram da importância de a mãe receber apoio da família e 14% de ela aceitar a gravidez.
Algumas atividades, que podem ser praticadas ainda na gestação, são consideradas estimulantes para a crianças. Ler ou cantar para o bebê durante a gravidez pode ajudar na construção do vínculo entre mãe e bebê mesmo antes do nascimento.
Por volta da 25ª semana de gestação, o bebê é capaz de ouvir os ruídos do organismo da mãe, bem como sua voz e outros sons do ambiente externo. A partir desse período, a criança já tem potencial para estabelecer comunicação e acumular memórias afetivas.
Depois do nascimento, muita coisa se transforma no cérebro dos bebês. Estudos revelam que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período, principalmente quando a criança recebe estímulos que vêm das interações com os pais, parentes e outras crianças.
É durante a primeira infância que o cérebro mais precisa de estímulos. Isso porque 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. As interações sociais são fatores determinantes para estimular a atividade cerebral. Por isso, se a criança for negligenciada, o potencial de aprender e se desenvolver é reduzido.
Apesar de reconhecer que o carinho dos adultos é importante tem influência o temperamento da criança, apenas 12% da população considera o afeto importante para o desenvolvimento. A pediatra Iria Giacomin explicou que os pais precisam criar alternativas para estimular as crianças.
“A parte de brincadeiras e jogos, ter atividades fora de casa, ao ar livre e contato com os pais e outras crianças é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Vemos crianças com o emocional cada vez mais prejudicado hoje em dia pelo uso excessivo dos equipamentos eletrônicos. Praticar atividades em conjunto com os familiares ajuda no aprendizado e no desenvolvimento das crianças”, explicou.
Com uma rotina cada vez mais intensa, os adultos acabam negligenciando os cuidados e deixando as crianças cada vez mais presas à tecnologia. “As crianças estão reféns das telas, os pais trabalham o dia todo, chegam cansados e não têm paciência de estimular. Além de não criar o vínculo, influencia no futuro”, disse a pediatra.
Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/10/2019/estudos-apontam-importancia-dos-estimulos-nos-primeiros-anos-de-vida (Adaptado)
TEXTO II
Disponível em: https://pollyannabatista.com.br/2018/10/17/grande-plasticidade-cerebral-ate-os-6-anos/ (Adaptado)
TEXTO III
Disponível em: http://www.projetoprimeirainfancia.com.br/