Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para valorizar os profissionais formados em cursos técnicos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O curso técnico difere de uma faculdade em vários aspectos. Mas você sabe qual opção é melhor para seus objetivos profissionais? Basicamente, as principais diferenças entre graduação e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional.
A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os dois. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
A principal característica de um curso técnico é que ele capacita profissionais para o mercado de trabalho. Por conta disso, desde o início, as disciplinas práticas são predominantes na matriz curricular.
A formação técnica faz parte de um nível de ensino intermediário entre o médio e o superior e o diploma recebido ao término do curso é caracterizado como técnico de nível médio.
Disponível em: <https://querobolsa.com.br/revista/qual-e-a-diferenca-entre-um-curso-tecnico-e-uma-faculdade> (Adaptado)
TEXTO II
Disponível em: <https://blog.alfaconcursos.com.br/diferenca-tecnico-de-enfermagem-e-enfermeiro/>
TEXTO III
A multiplicação das instituições privadas, ao lado da maior oferta das bolsas do Prouni e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), facilitou o acesso dos brasileiros à graduação. De 2000 a 2014, a quantidade de instituições dessa natureza aumentou 15%. Outro fator, dizem os entrevistados, é cultural: no país, a beca é sinônimo de status.
“A gente despreza o técnico e supervaloriza o superior. É uma tradição ibérica. Como por muito tempo foi uma coisa da elite, passou a ser considerado um meio de ascender socialmente”, afirma Zylberstajn.
Para a professora Elisabete Adami, da Administração da PUC-SP, esse objetivo está ligado à ideia de que o diploma basta para ganhar mais.
Ela deu aulas em faculdades privadas de São Paulo e notava o desejo de seus alunos de melhorar de vida.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37867638>