Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da indústria da moda para reduzir o impacto ambiental.”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Disponível em: <https://www.wribrasil.org.br/noticias/os-impactos-economicos-e-sociais-da-fast-fashion>
TEXTO II
A moda sustentável é uma vertente que se preocupa em utilizar métodos que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. Ela surgiu da necessidade de repensar a conduta da nossa sociedade, do ponto de vista ecológico. Da etapa de produção de tecidos ao consumo desenfreado e descarte de peças usadas, a humanidade tem extraído grande quantidade de recursos naturais não renováveis, poluindo e degradando a natureza, sem se preocupar com as consequências disso.
O consumo acelerado de roupas tem deixado grandes marcas no meio ambiente: a degradação do planeta e o consumo de grande quantidade de matéria-prima não renovável. A indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústrias que mais consomem recursos naturais e que mais poluem.
Muitas são as medidas que podem ser empregadas para reduzir os impactos sociais e ambientais na indústria da moda. Existem inúmeros processos e momentos de decisão diante dos quais uma marca adota seu posicionamento e pode investir no paradigma do desenvolvimento sustentável. Na confecção, a empresa pode decidir aumentar a vida útil de uma peça de roupa através do acabamento, pode usar tecidos que causem menor impacto ambiental, verificar a procedência das matérias-primas, assegurar condições dignas de trabalho, bem como realizar o upcycling. Cabe às marcas e aos consumidores a decisão na escolha de um posicionamento ético frente à moda.
Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/moda-sustentavel/> (Adaptado)
TEXTO III
Eco fashion é um conceito que define uma forma de produção baseada nos princípios de zelo e preservação socioambiental. Isso quer dizer que uma roupa de produção eco fashion gerou zero ou quase nenhum impacto no meio ambiente, seja no consumo de água, nos resíduos e restos de matéria-prima ou qualquer outro fator que impacte negativamente na natureza, em curto, médio e longo prazo.
Por isso, é comum que produtos de eco fashion sejam originados de reuso de outros materiais, de produção sem poluentes, sem desperdícios, que sejam veganos — sem uso de qualquer item de origem animal — e, muitas vezes, de matéria-prima orgânica. Nem sempre todas essas características serão encontradas em um mesmo produto, mas o ideal é que um produto eco fashion cause o menor impacto possível e que as marcas se aperfeiçoem com o tempo, de acordo com novas tecnologias e descobertas que tragam benefícios para a moda sustentável.
Acima de tudo, uma marca eco fashion precisa ser responsável e ir além de utilizar materiais sem poluentes ou sem origem animal. Isso porque até mesmo a transição para o uso de materiais de origem vegetal, por exemplo, precisa considerar o modo de extração da matéria-prima e assegurar de que não está ocorrendo a substituição de um impacto pelo outro. É necessário pensar em toda a cadeia produtiva e torná-la circular, de modo que todo o ciclo, da extração até o produto final que chega nas mãos dos clientes, esteja alinhado com os mesmos princípios de responsabilidade social, econômica e ambiental.
Disponível em:<https://audaces.com/eco-fashion-moda-sustentavel/> (Adaptado)