Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O descrédito dado aos benefícios gerados pelas artes cênicas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O Dia Universal do Teatro e a importância dessa arte
Encenar é uma arte que retoma a tempos mais distantes do que costumamos imaginar. Nos rituais primitivos da humanidade — aproximadamente há 30 mil anos —, os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias. Por ser uma das principais artes do mundo, ao dia 21 de março foi dado o título de Dia Universal do Teatro.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou em um estudo realizado em 2010 que 50% dos brasileiros nunca presenciaram uma apresentação teatral. Este é um dado que necessita de atenção.
Assim como o esporte, [o teatro] melhora o desenvolvimento físico, a coordenação motora, a capacidade de atenção e a colaboração em grupo. O teatro também traz benefícios para as pessoas. Não é difícil notar as diferenças geradas em uma pessoa antes e depois de assistir a um espetáculo.
Por isso o Dia Universal do Teatro é importante. Sendo uma das manifestações artísticas mais completas, ela é um alimento vivo para as mentes ávidas de conhecimento e de novas reflexões. As histórias contadas e vividas pelos atores trazem o cotidiano de pessoas, lições de vida e posicionamentos sociais relevantes na construção do indivíduo e da sociedade.
O palco é um local de debate de problemas e dores sofridos pela sociedade e utilizado para debater as nossas necessidades — individuais e sociais.
Dísponivel em: <https://www.institutoalgar.org.br/o-dia-universal-do-teatro-e-a-importancia-dessa-arte/>
TEXTO II
Por que o teatro cada vez mais é excluído e desvalorizado pela sociedade brasileira?
Thaís Aguiar, atriz e diretora, formada pela Escola de Arte Dramática da USP responde a
questão do quadro Fala Aí.
Apenas 23,4% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculos. O dado é do ano de 2014, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ano, os pontos de acesso à cultura
estimados pelo IBGE apenas atingiram a marca de 3.422 espaços.
Paulo César, 20, estudante de artes cênicas, quer saber os motivos pelos quais, a cultura, aarte e o teatro são tão excluídos e desvalorizados no Brasil.
“Meu nome é Paulo, tenho 20 anos, faço teatro na escola Wolf Maia, eu gostaria de saber por que de certa forma o Brasil exclui a cultura, a arte e o teatro, se é por algo de criação, se é por algo governamental, se é algo cultural mesmo? Por que o teatro tem cada vez mais sido excluído da sociedade?”
“Oi, Paulo, meu nome é Thaís Aguiar, tenho 36 anos, sou atriz e diretora, sou formada pela Escola de Arte Dramática da USP, aqui em São Paulo. Eu acredito que o teatro, como todas as manifestações artísticas no Brasil, carece de políticas públicas, e nada se faz. Enquanto
rotularem as manifestações como entretenimento somente, e não como uma parte da educação, da formação de um pensamento crítico, do discernimento, da referência estética e ética, a gente vai viver à margem, nós, artistas, viveremos à margem sempre. Acredito que o problema só é cultural, porque não temos um governo preocupado com a educação do seu povo. Os artistas são vistos como marginais, não temos carteira assinada, vivemos da efêmera felicidade da contemplação de um prêmio, um cachê. A cada semana se escuta que mais um teatro fechou suas portas, é uma vergonha. Em um país tão rico, tão grande, tão rico culturalmente como o nosso, o problema não é o Brasil, e sim os governantes exercendo podres poderes. Nós, artistas, continuaremos resistindo bravamente. Paulo, já dizia Plínio Marcos: ‘teatro só faz sentido quando o palco é uma tribuna livre, onde se possa discutir até as últimas consequências os problemas do homem.’ Então, seu sentimento é real, de exclusão, de desvalorização, porque o povo não tem acesso à cultura, e um povo que não tem acesso à cultura não frequenta o teatro.”
Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2018/05/23/por-que-o-teatro-cada-vez-mais-e-excluido-e-desvalorizado>
TEXTO III
Qual a importância do teatro na vida das pessoas?
A importância do teatro na vida das pessoas hoje em dia está intimamente ligada ao fato de provocar uma visão mais ampla sobre tudo.
Além disso, proporciona que essa sociedade inserida nesse contexto possua uma mente mais aberta aos interesses da sociedade como um todo.
Dessa maneira, o teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas menos preconceituosas, mais tolerantes e com uma visão mais inteligente sobre tudo.
Essa arte também tem seu papel fundamental no combate ao preconceito e à discriminação em todas as suas formas.
Ao longo do tempo, o teatro se tornou uma grande fonte de cultura para as pessoas. Além disso, as apresentações desenvolvidas com forte cunho filosófico estimulam o pensamento crítico de atores e de quem assiste as apresentações.
Por isso, o teatro se tornou uma grande ferramenta de comunicação para as massas. O poder do teatro foi descoberto ao longo dos anos e se tornou uma arma forte contra a ignorância e o combate ao preconceito de todas as formas.
Disponível em:<https://vivaarteviva.macunaima.com.br/qual-a-importancia-do-teatro-na-vida-das-pessoas/>
TEXTO IV
Disponível em:<https://www.sesc-rs.com.br/noticias/musica-artes-cenicas-cinema-e-literatura-sesc-canoas-oferece-agenda-cultural-intensa-em-abril/>