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Início » Portfolio » Ocupação das escolas de São Paulo: a educação é para todos?

Ocupação das escolas de São Paulo: a educação é para todos?

  • maio 30, 2016
  • Educação

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Ocupação das escolas de São Paulo: a educação é para todos? Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Ocupações, protestos de rua e muitas polêmicas aconteceram desde 23 de setembro, quando foi anunciada pelo governo estadual a reestruturação da rede escolar. O projeto foi suspenso nesta sexta-feira (4) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em anúncio no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo

Estudantes começaram a ocupar escolas em 9 de novembro em protesto contra a reestruturação. Nesta sexta-feira, 196 escolas estavam ocupadas, segundo a Secretaria da Educação. O Sindicato dos Professores (Apeoesp) afirma que são 205. O número chegou a 200, diz a secretaria, e a 213, de acordo a Apeoesp.

A primeira a ser ocupada, em 9 de novembro, foi a Escola Estadual Diadema, no ABC. No dia seguinte, alunos ocuparam a escola Fernão Dias, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Um grande número de policiais militares foi deslocado para a unidade de ensino na capital paulista. Houve tumulto em algumas ocasiões (…)

Desde dezembro de 2015, pelo menos 33 manifestantes foram detidos durante atos de estudantes nas ruas de São Paulo.(…)Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que “lamenta que os manifestantes continuem desrespeitando a Constituição Federal, deixando de realizar o prévio aviso sobre os locais onde irão atuar e bloqueando integralmente as grandes vias de acesso, de maneira a impedir o legítimo direito de ir e vir de estudantes e trabalhadores”.

Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/escolas-ocupadas/noticia/2015/12/ocupacoes-atos-e-polemicas-veja-historico-da-reorganizacao-escolar.html

TEXTO II

O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.

No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as resposabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Constituição Federal de 1988, artigo 205

TEXTO III

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com

TEXTO IV

Disponível em: https://acasadevidro.com/educacao-nao-e-mercadoria

TEXTO V

Secundaristas e pais dos alunos que atuaram nas ocupações de escolas estaduais em 2015 vão participar de uma audiência na Comissão Interamericana de Direitos para denunciar a violência policial durante os protestos.

“Na audiência, vamos falar que o desrespeito aos direitos humanos pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo é sistemático, não foi pontual. Ele aconteceu durante as ocupações, durante as manifestações e continua acontecendo. Esta semana, uma escola em Pirituba foi invadida pela PM e os estudantes, que estavam fazendo um protesto pacífico, apanharam”, disse Luiz Braga, corretor de seguros e pai de um estudante secundarista.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/03/17/pais-de-alunos-de-ocupacoes-vao-aos-eua-denunciar-violencia-policial.htm

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