Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Debate acerca da educação no campo e de seus desafios”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O que é educação do campo?
Essa modalidade educacional ocorre em espaços rurais
A educação do campo é uma modalidade de ensino que ocorre em espaços rurais e é voltada para populações identificadas como agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas e seringueiros. Ela tem como objetivo
possibilitar que crianças e jovens se desenvolvam de forma integral, em um espaço que respeite a sua cultura e valores.
De acordo com o artigo 6.º das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, “a escola do campo deve corresponder à necessidade dos indivíduos do campo, tendo acesso à educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante, educação
de jovens e adultos e educação especial”.
A grande missão do educador de escolas do campo, segundo MARGUTTI, MARIANO e FURLANETTI, é: ” contribuir na organização do povo para que lute por seus direitos, formando os camponeses no fortalecimento da identidade de sujeito coletivo, nas novas
relações de trabalho e na consciência política. Panorama da educação do campo A educação do campo conta hoje com amparo legal conforme art. 28 da LDB (Lei nº 9.394/96), que estabelece o direito da população rural a um sistema de ensino adequado às suas peculiaridades regionais e de vida. Mas infelizmente, a educação do campo enfrenta grandes problemas de qualidade e acessibilidade e ainda não alcançou níveis desejáveis de democratização.
De acordo o Panorama da Educação do Campo, elaborado pelo Inep com apoio do IBGE, a educação do campo requer mais do que a melhoria física das escolas ou a qualificação dos professores; ela implica, necessariamente, um currículo escolar baseado na vida e valores
de sua população, a fim de que o aprendizado também possa ser um instrumento para o
desenvolvimento do meio rural.
Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/o-que-e-educacao-do-campo>
TEXTO II
Dados do Censo Escolar de 2021, apresentados por Arns, apontam que 5,36 milhões de estudantes da educação básica estão matriculados em escolas rurais. Quando comparado aos índices escolares urbanos, os dados sobre o ensino no campo mostram uma desigualdade entre os dois espaços.
Um exemplo disso é o número de professores que não concluíram o ensino superior. Nas cidades, esses profissionais representam 12% do total de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental. Já na zona rural, para a mesma etapa, 24,2% dos docentes não
finalizaram a graduação. “Para corrigir as desigualdades educacionais entre essas duas áreas, é preciso que as mesmas oportunidades sejam oferecidas aos estudantes e aos profissionais da educação das escolas do campo”, afirma Arns. “É necessário que sejam observadas as peculiaridades culturais, econômicas e de estilo de vida das populações do campo”, acrescenta.
Já os dados do Anuário da Educação Básica de 2021, apresentados pela senadora Ivete, revelam que apenas 15% das escolas rurais utilizam material pedagógico específico para a educação rural. A senadora concorda com Arns e reafirma que “o tratamento dado à educação rural não atende às necessidades de seus estudantes e profissionais da educação”.
Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/07/05/cra-aprova-diretrizes-para-aeducacao-rural>