Como rasurar na redação do Enem

Carla Gobb Dicas de Redação

Às vezes, rasurar é preciso. Na verdade, é praticamente inevitável, afinal, se ao revisar o texto reconhecemos algum erro, não podemos deixá-lo passar. Acontece que as rasuras devem ser feitas da maneira certa, para que não poluam o texto, visualmente falando, e nem comprometam a compreensão do que foi escrito.

Por isso, neste post, iremos te ensinar como fazer a rasura corretamente e não correr o risco de ser penalizado de alguma forma no Enem.

O que o manual do Enem diz sobre rasurar?

É importante dizer que o manual do Enem não aponta a rasura como um erro enquadrado em nenhuma competência. Porém, se pensarmos que as questões estéticas contam na avaliação, quanto à organização textual, e quando consideramos que há a possibilidade de uma rasura indevida tornar outras palavras ilegíveis e incoerentes, este é um tópico importante para o qual você deve dar atenção.

Veja três formas de rasurar:  

  1. Nos casos em que você está passando a limpo o texto e erra uma palavra: faça um traço simples acima dela e escreva-a correta em seguida. Colocar parênteses é opcional.
  2. Nos casos em que você já passou a limpo o texto e, ao revisar, percebe um equívoco: faça um traço simples acima da palavra e escreva acima dela, o mais legível possível. Neste caso, não use parênteses, pois o espaço é limitado.
  3. Quando errar um acento, não faça um borrão sobre ele! Assim como nos demais casos, um traço simples e curto basta para denotar ao corretor que você desconsidera o que foi colocado.

A dica mais importante é: use o rascunho, seja organizado e passe a limpo com calma e atenção. Assim, você irá evitar que erros aconteçam, irá ter um texto bem escrito e esteticamente pensado.

Querendo ou não, a primeira impressão é a que fica! Um texto muito rasurado passa uma impressão ao leitor de despreparo para a escrita, o que pode comprometer a visão do corretor sobre suas ideias, mesmo que ele seja treinado para ser impessoal e avaliar apenas as ideias propostas. Afinal, trata-se de uma variável humana analisando a produção.

Cuide desses detalhes e arrase na redação.

Veja AQUI um post completo sobre como tirar 1000 na redação. Listamos dicas essenciais para que você seja contemplado com a tão sonhada nota máxima no maior vestibular do país!

Bons estudos e até a próxima! 😉

Vamos debater sobre?