Como fazer uma rasura na redação do Enem?

Roberta Firmino Dicas de Redação

Você está lá concentradíssimo na escrita da versão final da sua redação do Enem e de repente erra uma palavra! E agora? Como consertar?

A rasura na redação do Enem é uma incógnita para muitos estudantes. Afinal, pode fazer? E, se sim, como?

A verdade é que rasurar é praticamente inevitável. Afinal, se ao revisar o texto reconhecemos algum erro, não podemos deixá-lo passar. Porém, as rasuras devem ser feitas da maneira correta para não poluírem o texto visualmente falando e nem comprometerem a compreensão do que você escreveu.

Por isso, neste post, você vai aprender como fazer uma rasura na redação do Enem corretamente, sem correr o risco de ser penalizado de alguma forma no Exame. Vamos lá?

Rasura na redação do Enem: o que o manual diz?

É importante dizer que o manual do Enem não aponta a rasura como um erro enquadrado em nenhuma competência de avaliação da redação. 

Por outro lado, a questão estética, referente à organização textual, é um dos fatores avaliados. Então, se pensamos que existe a possibilidade de uma rasura feita de forma incorreta tornar outras palavras ilegíveis ou incoerentes, percebemos a importância de entender como realizá-la da melhor forma.

Por isso, vamos te apresentar a seguir três formas de fazer a rasura na redação do Enem sem ser prejudicado na hora da avaliação. Confira!

3 formas de rasurar: como corrigir um erro da forma correta na redação do Enem?

A rasura na redação do Enem não se trata de nenhum monstro de sete cabeças! Basta seguir algumas boas práticas de acordo com cada tipo de erro.

1. Errei uma palavra

Vamos supor que você está passando o seu texto a limpo e erra uma palavra. Nesse caso, é só fazer um traço em cima da palavra e escrever corretamente logo em seguida. Nada de rabiscar ou colocar o erro entre parênteses, ok?

Imagem demonstrando o primeiro tipo de rasura na redação do Enem

2. Percebi um erro depois de terminar a versão final

Agora vamos a outro exemplo. Se você perceber que cometeu um equívoco apenas após revisar a versão final da sua redação, também há uma forma de rasurar. Basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.

Imagem demonstrando o segundo tipo de rasura na redação do Enem

3. Errei um acento

Colocou um acento sem querer? Não faça um borrão sobre ele! Assim como nos outros casos, é só fazer um traço simples e curto sobre o acento errado, mostrando para o corretor que você desconsidera o que foi colocado.

Imagem demonstrando o terceiro tipo de rasura na redação do Enem.

Redação nota 1000: como se preparar para fazer o melhor?

Sem dúvidas, cometer um ou até mesmo alguns erros na versão final da sua redação é bastante provável. Porém, a dica mais importante é: use o rascunho, seja organizado e passe o seu texto a limpo com calma e atenção.

Assim, você evita que os erros aconteçam, entrega um texto bem escrito e esteticamente pensado.

Afinal, querendo ou não, a primeira impressão é a que fica. Um texto muito rasurado pode passar a impressão de despreparo para o leitor. Isso pode comprometer a visão do corretor sobre suas ideias, mesmo que ele seja treinado para ser impessoal e avaliar apenas as ideias propostas. Basta lembrar que se trata de uma variável humana analisando a sua produção!

E então, como se preparar para fazer o seu melhor? Praticando! A prática não apenas te ajudará a produzir redações melhores, como também a entender qual é o seu tempo de escrita e de qual forma você consegue alcançar melhores resultados ao produzir um texto.



Praticando, você visualiza e entende como é o seu processo criativo, qual é a melhor forma de estruturar as suas ideias e muito mais. Tudo isso é essencial para que você fique mais seguro e cometa o menor número de erros possíveis, evitando a rasura na redação do Enem.

E nós podemos te ajudar com isso! Através da plataforma da Imaginie, você escolhe o tema sobre o qual quer escrever, envia a sua redação e recebe a correção com base nas 5 competências do Enem. Além disso, você pode escolher o pacote que melhor se adapta à sua rotina de estudo.

Entendeu tudo sobre rasura na redação do enem? Para te dar mais um incentivo, separamos um desconto de 15% para você! É só digitar o cupom rasuranaredação no momento da compra das suas correções. Escolha o seu pacote para começar a treinar clicando aqui!

Ilustração de um cupom de desconto com o cupom "rasuranaredação", direcionando para o link: https://www.imaginie.com.br/precos-imaginie/?utm_source=blog&utm_medium=texto&utm_campaign=post-rasura-na-redacao

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.