Envie sua redação para correção
    Da guerra do ópio, na China, ao tráfico de bebidas durante a Lei Seca, Nos Estados Unidos, as substâncias ilícitas são motivos de conflitos. Atualmente, no Brasil, milhares de pessoas são mortas todos os anos na luta contra o tráfico, gerando um ciclo devastador. Assim, surge a necessidade com a atual ineficiente luta contra as drogas já que lutar contra o consumo é mais vantajoso que criminalizar.
     A princípio, surge a ineficiência de uma política de proibição. No capitalismo o lucro é buscado de forma incessante. Logo, com a persistem cia da demanda de um produto, uma parcela de pessoas, especialmente jovens pobres, tendem a arriscar suas vidas no mercado ilegal. Dessa forma, uma luta sangrenta é travada entre policias e traficantes, levando vidas e gerando gastos de dinheiro público. Essa realidade é retratada no filme `` Cidade de Deus´´ que mostra como o tráfico de drogas afeta inúmeras vidas, especialmente da população das periferias mais pobres.
     Nesse contexto, é importante destacar os benefícios que o governo pode ter com o controle do consumo de narcóticos. Milhões são movimentados no mercado ilegal, gerando riquezas para uma pequena parcela. Entretanto, se o Estado tivesse monopólio sobre a venda dessas substâncias os impostos arrecadados poderiam beneficiar a comunidade.Além disso, um maior controle da federação na economia, como defendido pela neoliberal Margareth Tacher, limitaria o consumo e poderia ajudar viciados com suporte psicológico em pontos de vendas.
     Portanto, é necessário acabar com a luta contra o tráfico e começar a controlar o consumo. É fundamental que o governo construa estabelecimentos protegidos e fiscalizados que vendam substâncias, como a maconha, de forma controlada oferecendo apoio aos usuários com médicos e psicólogos que deem apoio e informação e produtos com maior qualidade com o objetivo de diminuir a compra ilegal. Também são importantes medidas entre governos municipais e Ministério da Saúde que levem palestras para dentro de escolas públicas, com especialistas na área, abertas para o público, demonstrando os efeitos das drogas no organismo, a fim de desestimular o consumo.