A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    Retrato de um problema social brasileiro, a trama "Justiça" da emissora Rede Globo tratou com excelência os efeitos que a droga causa na vida de um cidadão. Desse fato, pode-se evidenciar que no Brasil a problemática está enraizada em questões de base, como na falta de infraestrutura para cuidar dos jovens das periferias e na banalização do consumo de drogas na sociedade atual. Tornando-se necessário, a criação de políticas antidrogas mais eficazes.
          Precursor do processo de suburbanização no Brasil ao longo do século XX, o Rio de janeiro e seus moradores sofrem até hoje com essa interiorização urbana que ocasionou na formação das favelas, assim como no país em geral. Por sua vez, a favela é um dos principais centros de venda e consumo da droga, a questão é que na maioria das vezes a entrada nesse mundo se torna caso de sobrevivência, inibindo qualquer tipo de crescimento que um jovem possa/queira obter. Essa sobrevivência é fruto da exclusão que o país e a sociedade tem contra esses povos, o que alimenta ainda mais a terrível predominância das drogas.
          O fenômeno das redes sociais serve como um influenciador no comportamento dos jovens no mundo contemporâneo. Influências essas que nem sempre são positivas, visto que nos últimos anos a questão da utilização das drogas vem sendo romantizada. Para maioria dos jovens, usufruir dos entorpecentes é sinônimo de ser legal, ousado, moderno e ir contra esse pensamento é ser antiquado, o que acaba universalizando ainda mais o uso dessas substâncias. 
          Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para obter-se melhorias nas políticas antidrogas no Brasil. Faz-se necessário, com parcerias das Universidades Públicas e o Governo Estadual, a criação de cursos profissionalizantes para jovens da periferia, a fim de prover a educação e a qualificação necessária para um futuro no mercado de trabalho e longe das drogas. É preciso também, através da mídia e do Ministério da Tecnologia, criar campanhas publicitárias nos canais onlines e televisivos evidenciando os riscos que a droga traz a vida de um ser humano, com o intuito de por um fim na romantização acerca do seu uso. Só assim, a eficacia acerca das políticas contra a droga será alcançada e a qualidade de vida do brasileiro preservada.