Envie sua redação para correção
    Jorge Amado, em seu romance "Capitães da areia", ao retratar o dia dia de menores abandonados que sobrevivem de roubos e furtos em Salvador, denunciou um problema atemporal da criminalidade e o uso de drogas. Sob tal ótica, é possível destacar tal realidade fora da literatura, atualmente, na sociedade brasileira. Assim, logo se observa a falta de eficiência politica antidrogas, à qual está ligada com a educação precária e o aumento do poder dos traficantes.
      Primeiramente, é possível perceber que a educação pouco favorece na vida dos menores que estão envolvidos com o tráfico, uma vez que tal meio não atende de maneira coerente a população, visto que há poucos materiais didáticos e baixa qualidade estrutural. Ademais, vê que por não ser um lugar atrativo, muitos saem do ambiente de ensino e acabam entrando no mundo das drogas.Sendo assim, é possível comparar algumas escolas com a gaiola do conto de Rubens Alves "Gaiolas e Asas", a qual simboliza como um ambiente impróprio, para o ensino da arte do voo.
      Outrossim, é a questão do aumento do poder dos traficantes que ignoram as leis estabelecidas para os mesmo. Além disso, percebe-se que milhares de pessoas envolvem com drogas acreditando na impunidade, já que muitos são pegos, porém poucos sofrem com o real castigo Legal da constituição. Assim sendo, é inegável a relação da ineficiência da politica antidrogas brasileira, com o aumento de casos acerca do uso e tráfico de entorpecentes ilegais.
      Desse modo, é necessário que todos os órgãos sociais trabalhem juntos. Isso pode ser obtido por meio do Ministério da Educação que agirá com o recurso rotativo escolar, para melhorar pequenas falhas do ambiente, com o intuito de criar um espaço agradável para os estudos dos menores e por consequência diminuir o número de evasão escolar. Por fim, é importante que o Governo atue de maneira eficaz sobre o Poder Executivo, o qual deverá agir por meio das Leis já existentes, sobre todos os que infringem a constituição, para assim diminuir a impunidade e os casos relacionados.