A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    Desde do Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando o assunto é a eficiência da política antidrogas, muitas vezes, essa mobilização não é vista. Nesse contexto, deve-se analisar a carência de proteção nas fronteiras e, também, a crescente entrada de jovens no mundo do crime.
      Nesse sentido, ressalta-se o pouco policiamento nas fronteiras do país. Nesse viés, as delimitações do Brasil é a principal porta de entrada para diversas drogas no territórios nacional. Ainda sob esse ângulo, conforme a primeira lei de Newton sem nenhuma força exercida sobre um corpo a tendência é permanecer em seu estado natural, o ampliamento do policiamento nas fronteiras é fundamental para inibir esse impasse.
      Ademais, atrelado escasso controle das fronteiras, salienta-se que os jovens estão cada vez mais aderindo a criminalidade. Dessa modo, o filme "Cidade de Deus", relata histórias de adolescentes que entraram precocemente no crime. Dessa maneira é possível perceber, que diante as dificuldade financeira e sociais, os adolescentes começam a traficar como promessa de ascensão social. Como consequência, muitos desses jovens desistem da escola para dedica-se inteiramente ao crime.
      Portanto, mediante os fatos expostos, medidas devem ser tomadas, a fim de melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Segurança, em parceria com a Policia Federal, devem reforçar o policiamento das fronteiras brasileira, assim combatente a entrada de drogas no país, política que deve ser adotada com emergência. Outrossim, o Ministério da Educação, e juntamente com os Governos Municipais, devem promover palestras e grupos de debatas ministradas por educadores sociais, com intuito de mostrar a importância da escola na vida do cidadão, bem como oferecer estágios e bolsas de estudos para aquele alunos que se destacarem no meio escolar, dessa forma evitando a evasão dos jovens do meio escolar e enfraquecendo a criminalidade. Dessa maneira, implantando políticas que melhore a sociedade e atua de forma eficiente.