Envie sua redação para correção
    Promulgada pela Organização das Nações em 1943, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante à segurança e o bem-estar social. Contudo, a violência causada pelo trafico de drogas no Brasil impossibilita que parte da população desfrute desse direito universal na prática drogas seja pela ausência de uma legislação que torne mais rigorosa a punição para esse crime ou pela falta de políticas públicas que visem a prevenção dessa problemática. Tal fato que torna a política antidrogas menos eficiente.Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
         Convém ressaltar, a princípio, que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causa do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que , no Brasil, a ausência de uma lei que penalize não somente o traficante,mas também o usuário rompe com essa harmonia, haja vista que eficiência da legislação agem somente em um setor deixando o outro impune. Portanto, fica claro a necessidade de uma lei mais especifica que puna tanto o traficante quanto o usuário, uma vez que a prática e ilegal e todos devem cumprir as normas.
        Outrossim, a educação é o fator principal no desenvolvimento de uma nação. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no número de jovens principalmente os moradores de periferias que acabam se tornando usuários de drogas e posteriormente traficantes. Esse contexto, se dá devido a ausência de de programas no âmbito escolar para conscientizar esse adolescentes sobre essa problemática. Ademais, a educação básica deficitária que não garante para esse grupo uma boa qualificação profissional para inseri-se no mercado de trabalho também contribui para que adolescentes façam parte do trafico. Diante disso, é crucial que o governo proporcione mais oportunidades para esse setor.
            Destarte, para a resolução desse problema. é preciso que o Poder Legislativo crie um projeto de lei que determine como crime qualquer quantidade de o indivíduo está transportando mesmo que seja apenas para consumo próprio, para que deseja possível diminuir a reincidência. ademais, cabe ao Poder Judiciário faça valer as leis já existentes. É imprescindível,ainda, que o Ministério da Educação por meio de incentivos governamentais crie um projeto para ser desenvolvidos nas escolas o qual promova palestras, apresentações lúdicas a respeito das consequências negativas que as drogas pode causar para esse setor futuramente. Além disso, é importante que esse projeto também ofereça para os estudante oficinas profissionalizantes, assim sendo, gerando mais oportunidades para esses.