Envie sua redação para correção
    Segundo o filósofo inglês John Locke, é dever do Estado garantir e ampliar os direitos a todos os cidadãos. No entanto, por conta da alta taxa de criminalidade do país, a ineficiência do combate às drogas apresenta-se como um grande mal a ser enfrentado pela sociedade brasileira. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível solução para essa problemática.
       De acordo com uma publicação do portal de notícias G1, houveram mais de 60 mil homicídios no Brasil em 2017, grande parcela das vítimas está relacionada com substâncias ilícitas. Esse fato, infelizmente, demonstra que o atual combate a esses entorpecentes não solucionou o problema, visto que, a taxa de mortalidade aumenta a cada ano devido a esse fator. 
       Além disso, aumentou o número de menores de idade no tráfico de drogas nos últimos anos no país, principalmente indivíduos de baixa renda, segundo o canal televisivo Globo News. Essa realidade, lamentavelmente, constata que as organizações criminosas utilizam as poucas oportunidades recebidas de trabalhos por esses jovens de comunidade carentes, para recruta-los ao crime organizado.
       Dessa forma, a fim de reduzir a ineficiência do combate às drogas e garantir que os ideais propostos de John Locke seja respeitado, o governo federal por meio do Ministério da educação deve criar cursos técnicos gratuitos para estudantes de rede pública. Essa realidade, permitiria que jovens pudessem ingressar ao mercado de trabalho, reduzindo o número dos membros menores de idades nessas facções criminosas.