A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    Dentre as inúmeras mazelas que assolam a sociedade brasileira, a elevada taxa no uso de drogas tem ganhado destaque no cenário nacional. Com certeza, tal prática faz-se preocupante em diversas esferas, ao mesmo tempo que prejudica o usuário também inflige graves danos na estrutura socioeconômica do país. Obviamente esse mal deve ser combatido em suas causas, com destaque para a facilidade na aquisição dos produtos, derivada da ineficácia do Estado em impedir o tráfico e distribuição das drogas. 
           Isso fica evidente na análise da inoperância da polícia, cuja atuação não consegue impedir a produção, o transporte e a entrega das substâncias ilícitas. Tal fato origina-se do preparo inadequado, aliado ao número de agentes insuficientes e a parca comunicação entre as diversas forças policiais atuantes. Assim, por um lado, o tráfico de drogas torna-se uma atividade paralela, ilegal e de extremo lucro para os infratores, por outro, o uso das substâncias amplifica-se cada vez mais. 
           Tal expansão provoca consequências agudas no Brasil, para sociedade o principal efeito é a violência decorrente do contrabando. Já o usuário sofre com as implicações causadas pelos diversos tipos de drogas, por exemplo a dependência, problemas neurais e cardíacos, além da forte exclusão social que sofrerá. Dessa forma, faz-se inequívoca a necessidade de combater o uso das substâncias referidas, tanto para o bem do indivíduo, quanto da sociedade. 
             Para tal, o Governo, deve criar uma repartição integrando as polícias civil, militar e federal, voltada ao enfrentamento do narcotráfico. É imperioso que esses agentes sejam treinados de modo eficaz e o contingente atenda as reais necessidades do país. De forma complementar, o Ministério da Educação precisa inserir o tema na disciplina de sociologia abordando as causas e consequências do uso de entorpecentes, conscientizando os jovens para não trilharem o caminho. A medida também deve ser veiculada nos meios de comunicação para atingir o público adulto. A partir das providências o uso de drogas poderá ser combatido e a sociedade se verá, cada vez mais livre desse mal.