Envie sua redação para correção
    A prática do tráfico de drogas no Brasil é considerada crime, existem leis para punir aqueles infratores e leis que diferenciam o usuário do traficante perante a julgamento. Esses delitos estão presentes em toda sociedade brasileira e trazem uma série de problemas políticos, sociais e econômicos para o país. Entretanto, evidencia-se a ineficiência do combate à essa problemática uma vez que o crime organizado movimenta quantidades absurdas de dinheiro no país, estão instalados em todo o território nacional e contê-lo ou não depende principalmente de interesses do Estado, mais um reflexo da corrupção do país.
          Visto que durante anos foram movidas políticas públicas ineficazes para acabar, por exemplo, com a cracolândia, é um grande indício de que convém ao Estado o tráfico de drogas, pois apesar de a sociedade estar habituada a relacionar o tráfico com o marginalizado da periferia, esses infratores estão presentes em todos os níveis socioeconômicos do país. É importante salientar também o papel da população nesse assunto, podendo ser os "olhos e ouvidos" da justiça, já que conhecem locais de venda, quem vende, quem usa, ou seja, usa-la em função do combate ao tráfico seria eficaz.
          Além disso, é um tanto controvérsia a relação usuário traficante estabelecida na Constituição, onde a penalização vai para aqueles que fornecem as drogas e os usuários são impunes. Mesmo que exista um protocolo a ser seguido que irá constatar o indivíduo ser ou não usuário e um programa para orienta-lo a deixar de consumir qualquer tipo de substância, tal prática não cabe a sociedade brasileira uma vez que nenhum tipo de droga no país é legalizada. Se o intuito é tornar eficiente o combate ao tráfico, é preciso mudar a forma como esses dois setores, de fornecer e de usar, são encarados perante a Lei. 
          Logo, para tornar eficaz a política antidrogas brasileira, o Poder Legislativo em conjunto com a Polícia Federal precisam trabalhar  para o exercício correto e funcional das leis brasileiras, iniciativa que normalmente deveria ser inquestionável. Além disso, a Secretária de Segurança Pública devem criar um disque denúncia especializado no tráfico de drogas, a fim de dar poder à população nessa luta e quem sabe assim a política antidrogas no país seja exemplo e deixe de prejudicar não só usuários mas também todos aqueles envolvidos.