A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    A lei nº 11.343/06 prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Logo pode-se dizer que no Brasil existe uma falha enorme em relação à política antidrogas, cujo os olhares são voltados aos "microtraficantes"  enquanto os grande chefes do tráfico usufruem de suas regalias.
         As drogas são substâncias químicas naturais ou sintéticas que agem no organismo humano atingindo o sistema nervoso, causando assim sensações que vão de tranquilidade até a euforia. Além de ocasionar a morte, o uso contínuo acarreta em sérias sequelas no sistema nervoso,  circulatório e respiratório. Existem as drogas lícitas e ilícitas, as lícitas são liberadas pelo governo como as bebidas alcoólicas e a nicotina e também é utilizada na fabricação de remédios, cujo nome "drogarias" é muito comum em farmácias, as ilícitas são as condenadas pelo estado, como a maconha e a cocaína.
          A desigualdade social no país pode estar relacionada à integração das pessoas ao mundo das drogas, brasileiros que não tiveram exemplos de dignidade humana significativos, abandonamento  e menosprezamento na  vida são na maioria das vezes levados à se dependerem de vícios. No Brasil, a "cracolândia" demonstra a triste realidade de milhares de viciados no país, lá se encontram viciados que perderam tudo e todos na vida, sem empregos, não existe uma forma de remuneração, com isso,  são levados a cometer furtos para sustentar seus vícios.
          Por conseguinte, é mister analisar os verdadeiros responsáveis pela ineficiência da política antidrogas brasileira, visando o bem comum  do cidadão. O MEC juntamente com o Ministério da Saúde podem se unir na criação de ONGs que orientem e informem a população brasileira sobre os males que as drogas causam no organismo e na construção de clínicas de reabilitação. Ademais, a midiatização sobre quem está realmente por trás do tráfico é de extrema importância, só assim poderá ser dado um grande passo na tentativa de estabelecer um Brasil melhor para todos.