A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    Grande oferta.Exclusão social.Miséria.Falta de perspectiva profissional e pessoal.A dependência química é apenas um consequência.Desse modo é evidente a necessidade de soluções para o crescente número de usuários de drogas, como a prevenção da circulação no pais e a profilaxia.
     Com uma vasta fronteira, o Brasil torna-se um alvo fácil para o narcotráfico.O monitoramento da extensão continental das fronteiras brasileiras faz-se fundamental para o aumento do controle do fluxo de drogas visto que de acordo com o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), apenas 4 % das fronteiras nacionais são monitoradas.De acordo com o segundo levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), antes, o país era utilizado apenas como rota de passagem para a cocaína, que vinha da Colômbia, Bolívia e do Peru e seguia para a Europa.Hoje, 60 % da droga produzida na Bolívia tem como destino o nosso Território.
       Sob esse viés, percebe-se, também que as medidas profiláticas adotadas são ineficazes no combate ao tráfico dessas substâncias ilícitas.'' O conhecimento imposto a força não pode permanecer na alma por muito tempo''. Com essa frase, Platão desvelou os entraves que envolvem o combate, as causas, de forma forçada, método tão presente em nossa realidade. Pode-se citar a operação Redenção no centro da cidade de São Paulo, onde a intervenção de mais de 900 policiais,expulsaram os dependentes químicos da região da Cracolândia. A ação espalhou essas pessoas por toda a região criando diversas mini cracolândias pela cidade.Em menos de um mês depois eles voltaram para a mesma região.        Diante disso, para combater o crescente mercado dessas drogas, cabe ao Governo buscar cooperação com países vizinhos para a erradicação de plantios dessas substâncias ilícitas por meio de acordos bilaterais.Além disso, a participação de toda a sociedade em parceria com o Estado, trocar políticas de repressão para políticas de saúde pública que promovam também oportunidades de emprego e moradia.