Envie sua redação para correção
    Desde o Iluminismo, concebe-se uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o outro. No entanto, quando se observa o tráfico de drogas existente no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constado na teoria e não na prática e a problemática persiste profundamente ligada á realidade do país, seja pela existência de uma demanda de narcóticos, seja pela falta de controle e pelo financiamento desse mercado em território nacional. Diante disso, fica evidente a fragilidade do Brasil na luta contra as drogas.
     É irrefutável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja ascendido no corpo social. De maneira análoga, é possível desprender-se que, no Brasil, as pessoas que compram e usam drogas rompem essa harmonia, haja vista que se não existe alguém que vai até a boca de fumo atrás dessas drogas, não haveria o financiamento do tráfico. 
     Outra questão, é a falta de administração em nossas fronteiras, facilitando intensamente a entrada de narcóticos no país. Além disso, mesmo quando traficantes são pegos tentando entrar, apenas ele é preso, não há prosseguimento na investigação a fim de descobrir quem está financiando a chegada dessa droga no país. Seguindo essa política, o controle de drogas nunca será realmente funcional, pois sempre haverá alguém bancando esse contrabando.
     Infere-se, portanto, que a política antidrogas nacional precisa ser reformulada com o propósito de realmente inibir o tráfico. Em vista disso, o Governo federal juntamente com a Policia Federal deve intensificar o controle das fronteiras brasileiras e ainda, exigir que todas as drogas ilícitas que entrem no país sejam investigadas até chegarem a pessoa que banca essa entrada ilegal. Ademais, propagandas informativas realizadas pelas policias Estaduais para esclarecer que quem compra também está financiando o tráfico, contribuiria fortemente para o combate as drogas.