A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    O tráfico de drogas no Brasil tornou-se um comércio. Visto que, cada vez mais jovens tornam-se usuários. Os projetos antidrogas no país não são suficientes. Cada indivíduo que se envolve com drogas representa uma perda para a sociedade. Não raramente usuários passam pelo sistema carcerário, no qual não recebem tratamento adequado em relação aos seus vícios.
      Inquestionavelmente as políticas antidrogas brasileiras são ineficazes. Visto que cidades inteiras são afetadas pelo tráfico e violência, sendo estes originados, de um sistema complexo de venda e uso de alucinógenos. Assim como ocorre em favelas das cidades de São paulo e Rio de Janeiro. O número de jovens em situação de dependência está aumentando no país.
      Ademais os indivíduos que se tornam dependentes são uma  perca para a sociedade. Reflexo dessa realidade é a quantidade de pessoas que se encontram na cracolândia em são Paulo. Dominadas pelo vício, distanciam-se do convívio social. Não trabalham, não estudam, não possuem moradia e tornam-se meros "objetos" na paisagem urbana. Justamente a má qualidade da gestão antidrogas propicia a existência de problemas sociais, assim como o sitado acima. 
      Por consequência muitos culminam no sistema carcerário, o qual necessita de melhorias. Nestes ambientes não há ações de saúde que tratem de dependentes químicos. Bem como, não possuem projetos suficientes de reinserção social. Portanto, quando adquirem a liberdade ainda não estão preparados para se inserirem com dignidade na sociedade. Estar privado de liberdade sem projetos de reinserção social não resolve  a problemática das drogas no Brasil.
      Em suma, faz-se claro a necessidade de mudanças. Para que jovens fiquem distantes das drogas, investimentos devem ser realizados em educação. Tais impostos devem ser retirados da arrecadação estadual da venda de bebidas alcoólicas e cigarros. Esses investimentos devem ser repassados para os municípios, afim de proporcionarem escolas mais equipadas para atenderem os jovens. As instituições educacionais devem oferecer diferentes práticas, como dança, teatro e esportes. Desta maneira, com a ocupação útil do tempo, estariam distanciando-se das drogas. Por fim, este é o caminho para enfraquecer a fonte que abastece o rico comércio das drogas.