A eficiência da política antidrogas brasileira

Envie sua redação para correção
    Morte, vício, violência e tráfico são algumas consequências da droga ilícita no Brasil. As leis antidrogas são aplicadas no pais de maneira que os usuários não sofram a mesma pena de traficantes, porém ainda é muito difícil localizar os grandes traficantes e os pequenos comerciantes estão mais expostos consequentemente sendo o maior número de presos. A mídia, expõe as noticias sobre o tráfico apenas em bairros periféricos, gerando uma maior preocupação com essas áreas, aumentado sua fiscalização atras de drogas e diminuindo em bairros mais ricos.
          Os chefes do tráfico muitas vezes não moram nas periferias, por conta de possuírem  um maior poder aquisitivo, residem em bairros nobres porém esses locais não são alvos da polícia, que tem maior foco nas comunidades, no qual a maior parte dos infratores são pequenos traficantes e usuários, como resultado não consegue sanar nunca o tráfico pois os principais bandidos estão em lugares que não são visados pela polícia.
          A mídia interfere muito nesse problema pois muitas vezes mostram apenas uma realidade, de o tráfico existir na periferia e esconde a parte de muitos deles não estarem presentes apenas nas favelas mas sim em lugares nobres, gerando o conceito do tráfico está presente apenas na favela. Logo, se mostra necessário que as redes midiáticas comecem a rever e colocar em questão que é necessário a fiscalização em todos os bairros pois o contrabando está presente em todos os lugares.
          Portanto, é fundamental que a policia atue em diversas áreas das cidades para conseguir um resultado melhor no combate do tráfico, que a mídia mostre a realidade tanto da comunidades como nos bairros nobres para desconstruir a visão de só existir o tráfico na periferia e as instituições de ensino proporcione palestras com pessoas que já sofreram com o tráfico e o uso de drogas para conscientizar os jovens a não se envolverem nesse meio e não utilizarem dos produtos ilicitos contrabandeaos pelo tráfico.