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Enviada em: 26/06/2018

Para uma abordagem mais direta das dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho, precisamos focalizar aquele ambiente que pode ser considerado essencial para entendermos a situação em questão: a Escola. Sim, pois é ela que vai delimitar o que o futuro adulto poderá fazer em termos de mercado de trabalho.     Não estou aqui abordando a qualidade da escola, pública ou particular, mas a realidade das escolas mostram que elas não preparam o adolescente para o mercado de trabalho, onde se imagina que o candidato a emprego já vai demonstrar algum conhecimento. Nossas escolas não preparam para a vida adulta por vários motivos. Um deles é que "escola é feita para educar, não para trabalhar" e então priva o aluno de vários conhecimentos que poderiam ser úteis para a vida profissional dele. Considerando que isso é uma falha da escola.    Outro motivo é o total descolamento da escola da realidade do mundo. Como se pode imaginar que uma escola não fale de empreendedorismo? que não saiba que um grupo de jovens pode pegar um celular e fazer um aplicativo e a partir daí vender e ingressar no mercado de trabalho? Vamos imaginar um cenário em que chega vários jovens para mostrar esse aplicativo para outros: isso seria uma revolução, porque poderia espalhar ainda mais esse conhecimento para outros. Isso, a escola não faz.    Portanto, o Governo Federal poderia fazer projetos em parceria com governos estaduais e municipais fomentando, através da rede Sebrae, por exemplo, cujo o objetivo seria penetrar nas escolas. Mas não seria apenas "vamos empreender", mas um empreendimento voltado para causas sociais, para poder envolver a família dos adolescentes, um elo importantíssimo nessa cadeia produtiva que o século XXI, com sua tecnologia, permite. É possível afirmar, que sem dúvida poderiam haver muito mais chances de trabalho para os jovens se um projeto assim fosse implementado.