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Enviada em: 23/07/2018

A partir do século XVIII, surgiu na Europa um movimento intelectual, o Iluminismo, baseado nos ideais de igualdade e liberdade. No entanto, quando se observa as dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho no Brasil, percebe-se que esse ideal iluminista não é posto em prática, tornando-se uma questão a ser discutida em todas as instâncias da sociedade. Nesse sentido, a mão de obra desqualificada e o descrédito na capacidade dos jovens, dificultam a resolução dessa problemática, o que configura um grave problema social.           Sob esse viés, a mão de obra desqualificada é um forte intensificador desse obstáculo. De acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, ou seja, com o alto número de jovens desempregados, pode-se perceber que o ensino brasileiro é falho, já que, não possibilita condições favoráveis de inserção no mercado de trabalho, visto que em nosso cenário global a educação molda o indivíduo no decorrer da vida.           Além disso, o descrédito na capacidade dos jovens funciona como impulsionadora dessa adversidade. Devido a pouca idade, há uma descrença nos adolescentes, favorecendo a escolha de uma pessoa mais velha ao invés de uma mais nova para exercer uma atividade. É inaceitável a não valorização do trabalho do jovem, tendo em vista que muitos possuem capacidades para exercerem funções e são taxados como desqualificados por influência da idade, fazendo com que o número de adolescentes desempregados apenas aumente de acordo com os estudos da Organização Internacional do Trabalho.                Para que os ideais de igualdade e liberdade, portanto, não sejam apenas uma aspiração teórica, mas uma medida prática, é fundamental que o Ministério da Educação promova mais cursos técnicos nas escolas de ensino médio; programas para que os jovens adquiram experiências e aptidões, proporcionando maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de projetos, campanhas educativas e políticas públicas eficazes, a fim de que todos tenham um acompanhamento mais preciso e a garantia da eficiência dos princípios constitucionais, podendo assim, evitar a intensificação das dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho no Brasil.