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Enviada em: 23/07/2018

Segundo o relatório divulgado pelo Banco Mundial, aproximadamente, 25% da população jovem brasileira está desvinculada da produtividade. Uma realidade que evidência a falta de preparo desses jovens ao mercado de trabalho, somado com a crise financeira que o país está enfrentando.     Em primeira instância, é compreendido que os meios necessários para ingressar no mercado trabalho se pautam na capacitação do indivíduo, adquirida através, principalmente, do estudo. E quando se analisa o grande contingente de jovens desempregados, nota-se que esses necessitam de uma melhor capacitação. Contudo, é um contexto que releva a precarieda-de da educação pública no país, pois é uma instituição sucateada, a qual prejudica o ingresso dos jovens na universidade e por conseguinte a sua entrada no mercado. E por detrás disso, detecta  que o jovem desprepara-do se encontra, majoritariamente, nas classes de baixa renda, haja vista que ficam à mercê do sistema público da nação.     Ademais, a atual crise financeira que assola a nação também interfere na vida dos jovens em relação à conquista do emprego, uma vez que a recessão econômica afeta diretamente na diminuição do número vagas de trabalho. Uma conjectura que prejudica também quem está na universida-de, dado que descresse as vagas de estagio e com um mercado enxuto não há como ele aderir novas mão de obra. Dessa forma uma juventude que não consegue entrar na população economicamente ativa, questiona-se sobre como será o seu futuro.    Portanto, para reverter esse quadro, cabe ao Poder Público, por meio da destinação de mais recursos ao Ministério da Educação, fomentar um sistema educacional público de qualidade e assim, crescer o número de jovens de baixa renda nas universidades, promovendo a sua capacitação e como resultado uma maior facilidade para conseguir o emprego. Ademais, para a atual crise é interessante a União investir em de cidades tecnopolos, que amplia as vagas de emprego e também a mão de obra universitária é utilizada, na forma de estágios.