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Enviada em: 03/08/2018

Geração inerte       O desemprego é um frequente problema na população adulta brasileira, e cada vez mais atinge os jovens que planejam ingressar no mercado de trabalho. A demanda por funcionários mais experientes e/ou qualificados somados a polarização do mercado informal, faz com que os jovens encontrem mais dificuldades para se tornarem empregados, e consequentemente, o crescimento de uma juventude que nem estuda e nem trabalha.      O mercado de trabalho brasileiro gradativamente se torna mais exigente em empregar novos funcionários, uma das exigências frequentes é a experiência. Para o jovem brasileiro formado recentemente no ensino médio, a experiência no comércio, ou em outras áreas de emprego é quase inviável. Essa pauta confere ao jovem uma das dificuldades ao ingressar no mercado, como também a falta de qualificação, cada vez mais exigente nas empresas. Por exemplo, é muito mais lucrativo para uma empresa empregar um profissional experiente e qualificado para uma área do que um indivíduo sem nenhuma informação.         Além disso, a polarização do mercado informal faz com que menos jovens trabalhem com a carteira assinada, e por consequência, sem direitos trabalhistas aplicados. O maior número de empregos informais em observância de jovens que desejam entrar no mercado de trabalho trazem dados maiores de desemprego na juventude, e consequentemente uma instabilidade dos jovens no mercado.        Por conseguinte, as dificuldades dos jovens brasileiros para ingressar no mercado de trabalho fez crescer uma nova geração, em que a maioria não estuda e nem trabalha. O reflexo disso manifesta-se em uma juventude em que atrasa a saída da casa dos pais, e tornam-se gradativamente dependentes da família. O peso desse atraso socialmente é a perda de indivíduos capacitados e que geram renda no país, o nível de população economicamente ativa decresce e assim o desenvolvimento da nação.        Para diminuir o desemprego na juventude e o crescimento de uma geração inerte é necessário flexibilizar o estudo dos jovens ao mercado de trabalho. A promoção de vagas de experiência em empresas oferece a juventude seu primeiro contato no mercado, para isso, é preciso que o governo incentive o estudo e o trabalho. Por exemplo, atualmente são oferecidas bolsas de jovem-aprendiz em alguns setores, conciliando a educação acadêmica ao trabalho, essa iniciativa permite que o jovem otimize seu tempo e alcance bons resultados futuros. Com o apoio do Ministério da Educação e do Trabalho, mais jovens poderão ingressar em faculdades ou empresas, e assim ofertar para a sociedade jovens ativos nas esferas sociais, promovendo bem-estar social e qualidade de vida.