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Enviada em: 17/08/2018

A situação dos jovens no mercado de trabalho       O mercado trabalhista atual, vem enfrentando diversos panoramas que explicam a falta de empregos para jovens e recém-formados. A competição que objetiva cada vez mais a profissionalização com mestrados e doutorados que exigem mais experiência, tira a oportunidade de quem ainda é novato e consequentemente privado de conhecimentos prévios.        Em razão disso, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dos jovens entre 18 e 24 anos, apenas 57% estão empregados. O que claramente exemplifica a falta de oportunidades para tais indivíduos por parte de empresas privadas e estatais. Mesmo sendo a geração mais equiparada, com melhores condições estudantis e recursos que facilitam o aprimoramento intelectual, como maior acesso a internet e cursos profissionalizantes, ainda assim, o mercado opta por aquele que é mais veterano com o fito de manter a produtividade e a gestão empresarial.           Entretanto, ainda há companhias que visam o aprimoramento desses jovens, apostando-os como sucesso para o futuro. O SENAI, por exemplo, é um instituto técnico monitorado por mineradoras ou holdings, que visando o preparo para o mercado de trabalho nessas mesmas firmas, oferece cursos como elétrica, administração, edificação, dentro outros. Com a devida qualificação, os estudantes passam a ser profissionais em suas respectivas áreas rumo a decolagem visando o mercado de trabalho.          Conforme leis Newtonianas, a tendência dos corpos é permanecer do jeito que estão desde que uma força atue sobre eles. Sendo assim, instituições públicas de controle do Poder Público devem, por meio de projetos sociais com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecer editais para a contratação de jovens, que trabalharão por um período determinado no orgão público sob a supervisão de um funcionário efetivo e experiente, transmitindo-lhes dicas e conhecimentos. Dessa forma, o Brasil dará aos jovens um efetivo engajamento na sociedade.