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Enviada em: 18/08/2018

No século XIX, o filósofo alemão Hegel definiu trabalho como elemento de autoconstrução do homem. Dessa forma, não há dúvidas da importância do ingresso dos jovens no mercado de trabalho. No entanto, quando se observa à hodierna realidade no Brasil, verifica-se imbróglios nessa questão, seja pela discrepância do que eles imaginam à realidade, seja pelo mercado na maioria das vezes optar pelos mais experientes.   É indubitável que o fato da realidade do mercado corporativo não corresponder com o ideário dos jovens estejam entre as causas do problema. Visto que, os jovens ao escolher sua profissão levando em consideração diversos outros fatores, mas não o mais importante que é o dia-a-dia dessa, se surpreende ao ingressar no mercado de trabalho quando se veem fazendo algo que não gostam e pela tendência ao imediatismo acabam por desistir deste ambiente. Entretanto, de modo análogo, a Biologia nos mostra com Darwin que nem sempre é o mais forte que sobrevivi, mas sim, aquele que se adapta melhor às novas circunstâncias.   Outrossim, destaca-se a priorização dos mais experientes pelo mercado de trabalho como impulsionador do problema. Sabe-se que é comum, em seleção para um cargo, perguntas relacionadas à experiência na função e a partir daí os jovens já se sentem desmotivados por saber que às chances são mínimas de serem contratados, já que as funções teriam que ser ensinadas. Por isso, deveria haver um maior número de vagas para jovens aprendiz para que assim tivessem oportunidades de adquirir experiências.  É fato exposto, portanto, que há múltiplos fatores e contribuinte para  a situação problemática. Destarte, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, para alunos do Ensino médio, feira das profissões com profissionais de diferentes áreas para estes alunos se identificarem e se aproximar da realidade profissional que terá no futuro. Além, de um maior incentivo as instituições que oferecem o ensino profissionalizante para que assim mais jovens possam introduzir-se no mercado de trabalho.