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Enviada em: 05/09/2018

Sob  a perspectiva do filósofo Immanuel Kant a educação é um instrumento de extrema importância na construção do ser humano. Dessa forma, percebe-se que com a ineficácia do sistema educacional brasileiro as dificuldades de os jovens entrarem no mercado de trabalho tornou-se em um problema eminente no país. Por esse razão, faz-se relevante pautar a falta de experiência e qualificação profissional e ausência de inteligência emocional.        Segundo a Organização Internacional do Trabalho o desemprego entre os jovens brasileiros no ano de 2017 atingiria mais de 28%. Dado isso, constata-se que a carência de experiência e qualificação profissional têm prejudicado o ingresso de jovens no mercado trabalhista, condição que pode ser revista através de uma educação mais experimental desde o ensino fundamental até o ensino superior, de modo a conduzir a prática e qualificação profissional da infância até chegar na formação acadêmica. Tendo como exemplo a Finlândia que com o método de aprendizado experimental lidera como sendo um dos países de melhores sistemas de educação do mundo e quase total inserção de jovens no mercado de trabalho.       Outro ponto a ser observado, é que a presença de inteligência emocional nos jovens para lidar com o ambiente de trabalho é quase inexistente. Dessa maneira, uma atenção para a saúde mental e consequentemente para a capacidade emocional do jovem de estabelecer relacionamentos saudáveis com os colegas de trabalho, a pressão do chefe, a competitividade, o estresse entre outros, necessitam ser aumentadas e atendidas. Assim como preconiza o escritor do livro Inteligência Emocional Daniel Goleman, que quando diz controlar as emoções, são aquelas estressantes e incapacitantes.       Por tudo isso, depreende-se que ações são necessárias para combater as dificuldades de os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Sendo assim, cabe ao Estado brasileiro reformular o sistema educacional, por meio de implementação de aulas e exercícios que visam à educação experimental e de qualidade desde o fundamental até a faculdade, a fim de que a entrada no mercado de trabalho exigente de experiência e qualificação dos jovens sejam superadas. Ademais, psicólogos do Sistema Único de Saúde(SUS) juntamente com a participação da família devem construir e fortalecer a inteligência emocional dos jovens, por meio de consultas gratuitas com profissionais da mente humana e apoio dos pais, a fim de que aumente exponencialmente a habilidade de conviver no espaço de trabalho.