Desafios para reduzir os casos de assédio sexual

Envie sua redação para correção
    No trovadorismo a mulher, como integrante da temática das cantigas, é representada com respeito e dignidade. Embora tratando-se de um contexto literário a perpetuação de tal prática deve ser mantida nas relações interpessoais nos tempos hodiernos. Contudo, observa-se a execução do assédio sexual em diversos ambientes ultrajando a dignidade da mulher. Dessa forma, urgem medidas que erradiquem esta ação que tem como principais motivos a impunidade e a herança histórico-cultural.
       É fundamental pontuar, de inicio, a impunidade como fator impulsionador do assédio sexual. A figurinista Suslem Tonani denunciou o ator José Mayer por assédio sexual sistemático, desencadeando um movimento que ganhou notoriedade nos meios de comunicação causando o afastamento do ator. Nesse viés, nota-se que a continuidade do ato perpassa na fragilidade das leis vigentes, pois com a dificuldades de encontrar provas ou até mesmo testemunhas - visto que as pessoas não querem perder seus empregos - faz com que o autor da prática saia ileso. Dessa maneira, é necessário tornar as leis mais efetivas.
       Outrossim, vale ressaltar, ainda, a herança histórico-cultural também como causa. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua teoria do "habitus", a sociedade incorpora estruturas sociais que são impostas à sua realidade, após isso e naturaliza e reproduz esse padrão, isto é, reverbera-se ao longo do tempo. Seguindo esse raciocínio, o comportamento do assédio é transferido de pai para filho muitas vezes com a conotação de brincadeira e este reproduz na escola. Assim, faz-se necessário o combate dessas brincadeiras.
       Destarte, é mister que medidas sejam tomadas para combater a impunidade e a herança histórico-cultural. Para tanto, o poder Legislativo, deve reformular as leis responsáveis por essa ação, por meio de ouvidorias, pois os órgãos estariam mais próximos das vítimas, a fim de tornar as normas mais eficazes. Ademais, a escola em parcerias com os pedagogos, precisam denunciar as brincadeiras pejorativas para os pais, mediante a reuniões, pois por meio delas os professores e pedagogos podem informar aos pais e instruir os mesmos a repreender os atos dos filhos e também identificar as causas dessas brincadeiras, para que estimule o respeito. Assim, tornar-se-á ínfimo os problemas supracitados acima.