Desafios para reduzir os casos de assédio sexual

Envie sua redação para correção
    "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Por artifício deste trecho de Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que o homem ao longo de toda sua vida encontra problemas que necessitam de mudanças para sua solução. De forma análoga, no Brasil contemporâneo, o assédio sexual representa um obstáculo na realidade de muitas mulheres. Isso se evidencia ,não só, pelo legado histórico, como também, pela falta de denúncias, que atuam como força resistência para a sua superação.
           A princípio, na Grécia Antiga, a figura feminina era vista como inferior e submissa, um ser incompleto, e sua importância era apenas reprodutiva.Na atual sociedade brasileira, os princípios de cidadania e respeito às mulheres são infringidos , devido à influência histórica. Sob esse viés, a cultura machista e a ótica patriarcal contribuem para a manutenção desse obstáculo, já que respaldam atos de assédio e abusos em ambientes públicos ou no trabalho. É inadmissível, em um Estado democrático de direito, que tais atitudes perdurem. 
            Outrossim, a falta de denúncias alimenta esse cenário. Não raro, muitas mulheres sentem-se intimidas ou envergonhadas a procurar algum tipo de ajuda por temor e culpa, pois pensam que de alguma forma são responsáveis por tais abusos. Dessa forma, o medo de denunciar , funciona conforme a segunda lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em movimento até que uma força suficiente atue sobre ele , mudando-o de percurso, o que dificulta a transposição da pedra descrita por Drummond e a realidade de assédios vivenciada por muitas mulheres.
            A valorização da mulher é , portanto, imprescindível para alterar o cenário vigente. Para isso, a Escola faz-se importante na formação social do indivíduo, logo, aulas de sociologia e história são imperativas para promover o debate e aguçar a visão crítica dos jovens. Ademais, a mídia, com seu papel persuasivo deve trabalhar com campanhas de conscientização , em parcerias com ONG's, a fim de trazer conhecimento e informação à população. Com intuito de assegurar os direitos democráticos, o Governo e a polícia militar devem criar postos de denúncias anônimas , plataformas ou delegacias, e punir aqueles que tentarem  burlar a lei e ferir os direitos humanos. Só assim, poder-se-à superar  o estado de inércia e transpor  "pedra no meio do caminho"  descrita pelo poeta brasileiro.