Envie sua redação para correção
    A atriz americana Francia Raisa mostrou que a fama e o dinheiro não superam o poder da solidariedade, ao doar um de seu rins para sua amiga Selena Gomez. Conquanto o Brasil tenha o maior sistema público de transplantes do mundo, ainda assim há muito a evoluir-se, visto que, há uma grande demanda de pessoas na fila de espera de doação de orgãos (são mais de quarenta mil por ano) e são diversos os desafios para elas. Portanto, é preciso que ajamos nas soluções dessa problemática. 
        Em primeiro lugar, vale pontuar que há um déficit no sistema público de saúde em muitos estados do país, onde nem serviços básicos há por completo, logo, não há estruturas para realizações de transplantes. Desse modo, é preciso que governos estaduais invistam em qualificação profissional da área e ofereçam toda estrutura necessária para a população. Sendo assim, é provável que haja progresso nesse contexto. Santa Catarina é exemplo de tal processo, que seu resultado foi: 282 doadores em 2017, exponencialmente maior que a média nacional comparado a quantidade de habitantes. 
        Em segundo lugar, vale frisar que o maior entrave para  conseguir-se uma doação é a recusa dos familiares. Sabe-se que alguns não aceitam ceder os orgãos do ente querido por estar passando por  momento de dor e de perda, idem ao comercio ilegal de orgãos. Porém, convém lembrar que não é justo julgar a decisão da família, por estar em um momento difícil. ''Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo''. Análogo a o que Mario Quintana disse: é o fato de alguém que é solidário  deixar claro ainda em vida que quer doar. Acredita-se que isso ajuda a família a decidir. 
         Portanto, apesar do impasse difícil de total resolução é preciso que os agentes: a mídia com a sociedade, educadores de escolas públicas e privadas promovam campanhas de conscientização afim de que as pessoas saibam a importância de ser solidário com outras. Outrossim, ainda conta a participação, a dedicação  de médicos, enfermeiros e demais profissionais já treinados, todos numa só causa em prol da vida contínua