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Enviada em: 22/03/2018

Marcado pela lucratividade e expansionismo, o Período Colonial brasileiro foi o grande marco para o surgimento do agronegócio, conhecido pelo modo de produção "plantation". Entretanto, apesar desse negócio lucrativo perpetuar até hoje, o país vem enfrentando grandes problemas relacionados aos impactos ambientais. Nesse contexto, deve-se analisar a temática dos ideários capitalistas de consumo e legado do brasil colônia como os principais fatores deste impasse.    Em primeiro plano, é indubitável que as práticas capitalistas de consumo estejam intimamente ligadas aos impactos à fauna e à flora.Visto que, isso  intensificou-se no período pós primeira Guerra Mundial com o '' modo de vida americano" atrelado a "Modernidade Líquida" defendida por Zygmunt Bauman, uma vez que, o egocentrismo e o consumismo exacerbado é vigente na sociedade atual, e analogamente a isso, há uma despreocupação do meio ambiente. Em consequência do expansionismo do agronegócio para atender a demanda da população, florestas são desmatadas e reservas ambientais e indígenas são invadidas.   Outrossim, não há dúvidas que o legado do período colonial também corrobore para o aumento deste caos. Isso decorre da falta de consciência dos grandes produtores brasileiro acerca dos problemas causados pela agroindustrial. Dessa forma, de acordo com a Empresa Brasileira de Agropecuária, 7,8% do território é voltado apenas para a plantação em larga escala.Nesse viés, é fato que para manter a produtividade e acelerar o processo é necessário usar uma alta quantidade de agrotóxicos, que consequentemente causam danos ao solo e aos lençóis freáticos.   Torna-se necessário, portanto, que a população e o estado se mobilizem, a fim de amenizar essa controvérsia no país. Por essa razão, cabe ao Ministério da Agricultura em parceria com o Ministério do Meio Ambiente,por intermédio de fiscalizações e multas, aprimorar leis de conservação ambiental e punir aos latifundiários que  ultrapasse os limites das reservas, no fito de proteger não somente as florestas, mas os índios e animais que nela abitam. A mídia com o seu poder de persuasão, por meio de debates e palestras nos rádios e TVs, criar anúncios publicitários que orientem os proprietários e a população acerca do desmatamento e expliquem a importância das reservas ambientais. Assim, ter-se-à um Brasil mais consciente e menos consumista.