Envie sua redação para correção
    O tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros produtos contendo tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Constata-se, porém, que fumar pode ocasionar vários problemas à saúde, não só para o fumante ativo, mas também para os passivos. Em razão disso, medidas devem ser tomadas para se conter a taxa de mortes e doenças oriundas do tabaco.
      É primordial ressaltar que o tabaco pode ser utilizado de diversas maneiras: inalado, aspirado e mascado; no entanto, sob todas as formas ele é maléfico à saúde. Nota-se, dessarte, que o tabagismo diminui a defesa do organismo, com isso, aumenta a incidência de adquirir doenças. Bem como causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares e respiratórias obstrutivas, além de ser responsável por muitas mortes por câncer.
       É preciso, contudo, reconhecer que a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes. Todavia, é preciso admitir que fumantes passivos - pessoas que não fumam, mas que estão em contato com a fumaça produzida pelos fumantes - absorvem essas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde, correndo tantos riscos quanto um dependente em tabaco.
        Evidencia-se, portanto, que o tabagismo provoca sérios danos à saúde, seja para o fumante ativo ou passivo. À vista disso, faz-se necessário que a OMS (Organização Mundial de Saúde) em parceria com o governo e os países vizinhos, aumente o preço desses produtos contendo tabaco, a fim de dificultar o acesso e consecutivamente reduzir o consumo. Outrossim, cabe aos fumantes consultar um médico e recorrer à métodos para acabar com o vício. Com essas ações, o índice de doenças e mortes provenientes do tabaco irão diminuir.