Envie sua redação para correção
    No Mito da Caverna, o filósofo grego Platão, narra a história de homens que vivem acorrentados e enclausurados dentro de uma caverna. Analogamente à representação, os tabagistas são aprisionados pela dependência física e psicológica da nicotina, substância presente no tabaco. Desse modo, fica evidente que o uso do tabaco trás malefícios à  sociedade, pois, boa parte dos usuários adquirem várias doenças que muitas vezes ocasionam a sua morte.
       Primeiramente, vale ressaltar o conceito de Modernidade Líquida do filósofo Zygmunt Bauman, o qual  explica a dissipação das certezas na atualidade a partir da constante e acelerada reconformação da realidade. Esse panorama faz com que a sociedade se sinta insegura e sofra muitas tensões e estresse. Tais sentimentos fazem com que muitos indivíduos procurem o tabaco para aliviá-los. Porém, esse alívio momentâneo conduz como consequência muitas enfermidades nas vias respiratórias. Conforme os dados da pesquisa feita pelo Jornal G1, o cigarro é responsável por 50% das mortes por 12 tipos de câncer.
       Ademais, a falta de conhecimento da sociedade em relação a esses prejuízos causados pelo tabaco é um grande fator para o enorme consumo de tal. Isso se comprova pela pesquisa feita pela OMS,que afirma que o cigarro mata mais 5 milhões de pessoas por ano e 40% de seus usuários não sabem dos malefícios causados por ele. 
         Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que pode-se usar para mudar o mundo. Portanto, a fim de atenuar a problemática discutida, o Ministério da Educação deve acrescentar na grade curricular dos alunos do ensino médio e fundamental, aulas lúdicas e palestras sobre os danos causados pelo cigarro, com o intuito de conscientizar e informar os estudantes sobre tal assunto. Outrossim, o Ministério de Saúde deve criar programas anti-tabagismo para proporcionar um processo seguro e definitivo de remissão desse mal. Dessa forma, o número de fumantes irá diminuir e em conseguinte o número de mortes.