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Enviada em: 27/01/2019

Desde o Iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a falta de qualidade na alimentação na rede pública de ensino,no Brasil,hodiernamente,verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na pratica e com isso a problemática persiste.Nesse contexto deve-se analisar como a ausência de incentivo das escolas e a falta de politicas públicas causam a manutenção do problema.    É importante considerar,antes de tudo,que muitas escolas acabam negligenciando a rotina nutricional de seus docentes.Seguindo essa linha de raciocínio,a má alimentação nas escolas vai muito além da saúde física do aluno,também afeta e impacta negativamente o desenvolvimento estudantil,emocional e cognitivo.Nessa perspectiva,segundo Bela Gil, que é chefe e nutricionista,é possível mudar o mundo por meio da alimentação.Demonstrando,dessa forma a necessidade de uma alimentação de qualidade,para se ter uma boa formação acadêmica.     É valido ressaltar,ainda,que a falta de investimentos por parte do Poder Público corrobora com a precariedade da alimentação nas escolas.Sob essa ótica,ainda existe escolas que não possuem profissionais,como nutricionistas,para acompanhar a alimentação dos alunos.Por consequência disso,muitos acadêmicos acabam criando hábitos alimentares não saudáveis.Um exemplo disso, é que  segundo uma pesquisa de saúde escolar, cerca de 41,6% dos alunos comem guloseimas todos os dias.Dessa maneira,nota-se a urgência,de tomada de medidas.   Entende-se,portanto,que medidas devem ser tomadas para se obter uma alimentação de qualidade nas escolas.Diante disso,o Ministério da Educação deve incentivar uma alimentação saudável do aluno,por meio de campanhas educacionais,afim de mostrar a importância  de cada alimento. Ademais,o poder Público deve investir na contratação de profissionais responsáveis por fiscalizar a dieta do aluno.Só assim,os ideais iluministas serão constatados não apenas na teoria mas também na prática.