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Enviada em: 25/03/2019

De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman,a "Modernidade Líquida" é resultado da celeridade do mundo contemporâneo,para ele,isso construí "Instituições Zumbis",organizações que não exercem padrões e direcionamentos necessários para a construção cidadã do indivíduo,por exemplo, a escola.Hodiernamente,nota-se essa conjuntura nas escolas por meio da alimentação no sistema de ensino público,uma vez que a ausência de recursos alimentícios,por causa de desvio de verbas,aliado a ineficiência de políticas educacionais voltadas para alimentação correta,são fatores responsáveis ora pela desnutrição,ora pela obesidade das crianças brasileiras.    A priori,evidencia-se a violação de leis e desvios de verbas como fatores preponderantes para os casos de desnutrição na comunidade escolar. No ano de 1994,foi institucionalizado no Brasil o Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE), o qual teria como responsabilidade primordial suprir 15% das necessidades nutricionais das crianças de 7 à 14 anos. Entretanto,destaca-se a carência de alimentos básicos,desde o sal de cozinha ao arroz,devido à irresponsabilidade estatal com a aplicabilidade eficaz da fiscalização municipal dentro das escolas,para analisar e buscar resultados positivos na alimentação dos alunos. Desse modo, as crianças são vítimas de uma má alimentação,principalmente as de comunidade periféricas,as quais,em muitos casos,vê na escola o espaço  único para obter uma alimentação básica.    Em contraste com esse paradigma,existe o aumento exponencial do quadro de obesidade infantil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, 41,6% das crianças comem guloseimas todos os dias. Isso é fruto,portanto, da negligencia escolar com relação a politicas educacionais sobre  alimentação correta e seus benefícios. Nesse sentido,a carência de nutricionistas e a violação do suprimento alimentar básico dos alunos corroboram para a construção de cantinas e exposição excessiva a alimentos gordurosos e maléficos para a saúde, o que chama a atenção das crianças. Os pais,por sua vez,também são negligentes,pois nutrem essa alimentação incoerente.   Desse modo,cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde introduzir nas escolas acompanhamento nutricional tanto com alunos como com pais,por intermédio de palestras e brincadeiras lúdicas sobre os perigos da alimentação incorreta,colocando também na base curricular aulas de culinária e aprendizagens sobre como manusear os alimentos em benefício da saúde, com o intuito de modificar hábitos errôneos dentro do ambiente escolar e doméstico. O Poder Judiciário poderá colaborar com a fiscalização,por meio de sistemas de monitoramento remoto-câmeras- para evitar a violação do direito alimentar do aluno.Logo,romper a ideia da escola como instituição zumbi.