Outrora modelo de educação de qualidade, as escolas públicas nos tempos atuais sofrem grave precarização e desamparo governamental, tornando-se incapazes de cumprir seu papel na formação de cidadãos. O Nível de qualidade das escolas públicas estão muito aquém do desejável. Qual é a perspectiva de progresso educacional quando as escolas fracassam em fornecer alimento para seus alunos? A capacidade de fornecer nutrição necessária para as crianças em desenvolvimento é fundamental para a evolução intelectual dos estudantes. A precarização do ensino público representa grave problema social, entendendo que as crianças de famílias menos favorecidas economicamente são as que preenchem as vagas no sistema público. Com a falta de assistência governamental necessária, as crianças mais pobres se veem cada vez mais distantes de uma possível ascensão social, perpetuando a desigualdade estrutural na sociedade brasileira. O sistema de ensino mostra-se impotente diante da desnutrição infantil e incapaz de desenvolver hábitos alimentares saudáveis para seus alunos. Portanto, urge a necessidade da discussão e estabelecimento de novas diretrizes de gestão educacional e da implementação de novas políticas públicas.