DE ACORDO COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, “ É DEVER DA FAMÍLIA, DA SOCIEDADE, E DO ESTADO ASSEGURAR À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM ABSOLUTA PRIORIDADE, O DIREITO A VIDA, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO ...”, LOGO A ALIMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICO DE ENSINO PASSA POR VÁRIOS DESAFIOS PERANTE A SOCIEDADE, POIS ALGUNS ALIMENTOS ESTÃO ESCASSOS DEVIDO À FALTA DE INFRAESTRUTURA POLÍTICA, GERANDO FUTURAS COMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS. SEGUNDO O BRASIL ESCOLA, FOI CRIADO PELO MEC EM 1954 O O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE), COM O OBJETIVO DE GARANTIR OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO O ATENDIMENTO DE 15 % DE SUAS NECESSIDADES DIÁRIAS, É UM DOS MAIS IMPORTANTES PROGRAMA DO GOVERNO ATENDENDO 21% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. É INEGÁVEL A IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A MÁ ALIMENTAÇÃO PREJUDICA AOS ALUNOS DE VÁRIOS SENTIDOS E A ESCOLA É UM AGENTE FUNDAMENTAL, POIS É NA ESCOLA QUE PARTE DOS ALUNOS PASSAM SUA MAIOR PARTE DO TEMPO. DADOS FATOS ANALISADOS É NECESSÁRIO QUE O GOVERNO CUMPRE AS OBRIGAÇÕES DE MELHOR O ATENDIMENTO AS NECESSIDADES BÁSICAS DE TODA Á REDE DE ENSINO, MUNICIPAL E ESTADUAL, COM PALESTRAS EM ESCOLAS COM OS ALUNOS INCENTIVANDO A SE ALIMENTAR ADEQUADAMENTE EVITANDO PROBLEMAS ASSOCIADAS Á MÁ ALIMENTAÇÃO. ALEM DE INTRODUZIR EM ESCOLAS PROJETOS CAPAZES DE MELHORAR A ALIMENTAÇÃO FAZENDO QUE OS ALUNOS CONCEDEM O DIREITO DE MASTIGAR NOVOS ALIMENTOS PARA MELHORAR CADA VEZ MAIS O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS INDIVÍDUOS.