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Enviada em: 09/07/2019

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) foi criado com intuito de zelar pela merenda escolar e oferecer aos estudantes, matriculados nas instituições de ensino da rede pública, uma alimentação saudável e nutritiva. Porém ainda há muita resistência de grande parte dos alunos, visto que muitos deles se alimentam de forma errônea em cantinas presentes dentro do próprio âmbito escolar ou por  falta de incentivo dentro do domicílio em aderir a uma nova alimentação.    Em primeira análise, crianças e adolescentes são impostas há obedecer regras vindas pessoas que lhe passam uma imagem de superioridade, por conta disso eles possuem a tendência a praticar as mesmas atitudes e ensinamentos que lhe são instruídos. Em relação a alimentação isso não seria diferente. Dentro dos lares brasileiros não é muito comum de encontrar famílias que tenham hábitos alimentares saudáveis, como consequência disso, os menores enxergam como barreira o novo estilo alimentar implantado nas escolas.    Outra vertente em pauta são as cantinas que ainda permanecem em algumas escolas e persistem em vender alimentos ultraprocessados e com grande quantidade de açúcares e sódio. Tal fator vai contra ao que é proposto no PNAE e além disso faz com que haja crescimento nos índices de obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras doenças que atrapalham o rendimento dos aprendizes e que são prejudiciais ao corpo humano.     Portanto, é necessário que o Ministério da Educação promova palestras, para alunos e responsáveis, com finalidade de incentivar a alimentação saudável dentro de casa na tentativa de fazer com que os alunos tenham uma relação melhor com o alimento. Urge similarmente a criação de uma lei que proíba a venda de alimentos que aumente os índices das doenças supracitadas, assim como já sancionada no estado do Rio Grande do Sul, com multa para instituições que ainda persistem com as vendas. Dessa forma, os índices das doenças poderão diminuir e assim elevar a qualidade de vida dos alunos e de seu núcleo familiar.