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Enviada em: 15/08/2019

Funcionando como a primeira lei de Newton, na qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento a não ser que seja aplicada uma força suficiente sobre ele, mudando-o de percurso, a alimentação na rede pública é um problema no Brasil. Com isso, ao invés de atuarem como a força descrita por Newton, capaz de alterar essa problemática, a combinação de fatores escolares e políticos acabam contribuindo para a situação atual.      Segundo pesquisas do Portal G1, a maioria das escolas da rede pública não seguem cardápios nutricionais balanceados e, por conseguinte oferecem alimentos pouco nutritivos para os alunos. Prova disso, é justamente um dos fatores que caracterizam esse problema: o baixo rendimento escolar. Recentemente pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram que uma boa alimentação aumenta a facilidade de aprender e, consequentemente é uma das bases para se alcançar a qualidade de ensino. Assim, por não proporcionarem uma alimentação saudável aos seus alunos, as escolas acabam prejudicando o processo de aprendizagem.      Ademais, por ser o responsável pelas escolas públicas do país, o Governo Federal deveria estar mais preocupado, no entanto, não está. Muitos casos de desvios de verbas voltadas para a merenda escolar, são relatados pela mídia, comprovando assim, o desrespeito que muitos políticos brasileiros têem para com a educação.Desse modo,o Governo acaba ajudando na manutenção de problemas no ensino.    Portanto, medidas devem ser adotadas. Seria interessante que ONGs ajudassem as escolas, promovendo juntamente à nutricionistas voluntários, a montagem de dietas balanceadas e também palestras mostrando a importância da alimentação para o estudo.Outrossim, cabe a Polícia Federal  investigar as fraudes nos repasses para as escolas e assim punir os responsáveis. Tais medidas atuarão como a força descrita por Newton, mudando esse problema, da permanência para à extinção.