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Enviada em: 26/08/2019

“Pera, uva, maçã ou salada mista”. Lamentavelmente, esta canção restringe-se a uma brincadeira do cotidiano escolar, pois, no que se refere ao real cenário brasileiro de alimentação, são poucas as crianças com hábitos alimentares saudáveis – por exemplo verduras, frutas e legumes nas refeições. Nesse ínterim, as escolas tem um papel importante a respeito de incentivar e de ensinar uma boa alimentação, por meio das disciplinas e do cardápio nas merendas.        A princípio, vale ressaltar que o conhecimento sobre cada matéria escolar está interligado nas nossas ações, especificamente, no comportamento alimentar. Dado que a interdisciplinaridade corrobora para uma visão mais ampla e crítica de nossas atitudes, por exemplo, ao praticar uma atividade física diversos mecanismos biológicos, químicos e físicos acontecem no corpo. Dessa forma, os professores ao ensinarem sobre conteúdos voltados para a alimentação, como a botânica e as doenças, contribuem para que o aluno conheça a importância de uma boa alimentação e evita futuros problemas de saúde. Assim, como nos disse Hipócritas, “Que a alimentação seja teu único remédio”.       Outrossim, também vale ressaltar que um cardápio escolar rico em verduras, legumes e frutas auxilia na prevenção da desnutrição, além de, incentivar uma refeição rica em alimentos coloridos, orgânicos e saudáveis. Isso se verifica na série Merendeiras, da TV Escola, que apresenta vários tipos de pratos nutritivos e saborosos, feitos com alimentos da região. Dessa maneira, a escola ao fornecer refeições balanceadas, com recomendações nutricionais, colabora para a reeducação alimentar, o desenvolvimento e o crescimento dos alunos, além de, melhorar o rendimento escolar. Pois, segundo o filósofo Paul Valéry, “A saúde é o estado no qual as funções necessárias de cumprem insensivelmente ou com prazer”.         Diante dos aspectos apresentados, observa-se a importância da alimentação saudável nas escolas e, para isso, é necessária a reformulações de medidas para efetiva prática. Assim, cabe às Instituições Escolares de Ensino formular programas e projetos, por meio das tarefas extracurriculares – as quais visem a interação entre os conhecimentos das disciplinas, por exemplo, ao jogar quais suas dependências e relações com o corpo, a mente e o alimento – com vistas para ampliar e valorizar os hábitos saudáveis. Além disso, os meios midiáticos, como televisão, sites e aplicativos, devem proporcionar um estilo de alimentação mais nutritivo e menos industrializado, por meio de séries e de desenhos de curta metragem. Desta forma, a alimentação das crianças e dos adolescentes passarão a ter a “salada mista” enunciada na canção e terá a efetiva prática e importância para com a saúde.