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Enviada em: 24/05/2018

O site "wikipédia" é uma enciclopédia livre elaborada na web pelos múltiplos colaboradores da plataforma. Exemplos como esse, então, despertam o debate acerca da capacidade da internet em promover o empoderamento dos indivíduos. Porquanto, o maior acesso ao conhecimento possibilita o amadurecimento crítico e intelectual. Todavia, isso não pode acomodar o sujeito com a idealização do mundo virtual, mas capacitá-lo a intervir de forma concreta na sua realidade. Inicialmente, o contato com a multilateralidade das informações, na internet, permite a elaboração do conhecimento mais crítico. Isso ocorre porque, seguindo o método científico cartesiano - do filósofo René Descartes - de forma prática o leitor consegue separar, agrupar e estudar os fatos a fim de compreendê-los. Dessa forma, as diversas fontes virtuais amalgamadas possibilitam a comprovação do objeto de estudo- a exemplo de notícias -, além da construção de pensamentos elaborados. Ademais, a oportunidade de alcance global de pontos de vistas pessoais e reivindicações dão ao indivíduo grande expressividade e ativismo. No entanto, o comodismo da realidade virtual pode gerar um sentimento de conformismo aliado à facilidade das postagens opinativas nas redes sociais e as campanhas online de filantropia. Sendo necessário, portanto, unir o poder oferecido na internet ao ambiente social concreto por meio da execução plena da cidadania. Torna-se evidente, assim, a necessidade de usar o empoderamento da internet para promover colaboradores sociais como o são em sites como a "wikipédia". Para que isso ocorra, é preciso união do MEC e sociedade na elaboração de projetos escolares voltados para o bom uso da internet, permitindo a comprovação de fatos e avaliação do conhecimento. Além de planos que instiguem os alunos a cumprirem metas semestrais de propostas virtuais com consequências na comunidade local, a exemplo de campanhas na web para arrecadação de fundos para jogos esportivos e distribuição de alimentos para crianças em bairros carentes.