Envie sua redação para correção
    A internet é capaz de tornar a distância física menos importante ao passo que ela fornece o “poder” ao usuário de atravessar o oceano em menos de 10 segundos mediante uma mensagem. Porém, apesar de todo empoderamento que o mundo virtual oferece, a sociedade não sabe como usufruir dele. E essa falta de aproveitamento acontece principalmente por causa do pouco interesse com a cidadania e da educação alienadora do Brasil. 
    Em primeira análise, é necessário reconhecer que ser cidadão envolve ser político, o que significa atuar na sociedade. Todavia, o brasileiro não busca melhorar o meio onde vive e deixa a cidadania esquecida enquanto usa a internet. Nesse contexto, é evidente que, além da população não aproveitar de forma edificante o empoderamento fornecido pela Internet, ela gasta seu tempo em conversas superficiais e na reprodução de “fatos” não comprovados. Um exemplo dessa má utilização da informação virtual foram as Fake News, as quais são acusadas de haver influenciado prejudicialmente o processo eleitoral dos Estados Unidos em 2017. Diante do exposto, a principal consequência do mau suso da Internet é a perpetuação da pedofilia que tem início em relacionamentos virtuais entre crianças e adultos disfarçados de crianças. 
    Nesse diapasão, a alienação presente nas escolas brasileiras prejudica ainda mais o empoderamento do indivíduo mediante a Internet. Isso acontece porque, apesar do meio virtual ter a capacidade de mudar a vida de uma pessoa, é necessário que esse indivíduo saiba usar as facilidades que lhe são oferecidas para que a transformação seja eficaz. Nesse contexto, é claro que o mundo virtual não é bem utilizado no Brasil, porque a população não é instruída nas escolas acerca da importância de usar a Internet de forma racional e consciente. Por conseguinte, o filósofo Paulo Freire expõe um estudo sobre a importância de um ensino que se aproxime à realidade dos alunos, os quais vivem hoje no mundo da tecnologia. E a principal consequência das escolas não ensinarem seus alunos a serem pensantes e racionais é o aumento de pessoas com opiniões voláteis e baseadas em porquês superficiais, os quais são em geral falsos. 
    Decerto, o descaso com a cidadania e a quase ausência de uma educação conscientizadora são os fatores que mais atrapalham o brasileiro de ser empoderado mediante a Internet. Logo, é necessário que a Polícia Federal e o Facebook atuem juntos para apagar as “Fake News” mediante um programa de inteligência que os ajude a apurar as postagens na rede. Também é de suma importância que o Governo Federal explique a importância do uso racional da Internet para as crianças e adolescentes por meio de palestras lúdicas e interativas nas escolas. A fim da Internet ser capaz de empoderar todos.