A capacidade da internet de empoderar o indivíduo

Envie sua redação para correção
    A democracia da "terra de ninguém"
                Empoderamento significa dar poder. Os meios para que isso ocorra são variados e, entre eles, temos a internet. Nos últimos anos, a internet vem se tornando a maior responsável pela informação, ganhando dos meios tradicionais. A vantagem dessa ferramenta é um maior fluxo de informação entre pessoas, dando-lhes poder de reivindicação.
          A circulação de informação é muito mais veloz, acarretando na relativização do conceito de distância, já que pode-se falar com pessoas em um ponto oposto do globo em questão de segundos. Esse fluxo informacional gera um mundo mais integrado e globalizado, assim como a mobilização entre indivíduos que não se conheceriam fora da internet.
         Por não ser controlada por nenhum órgão ou instituição, a internet é conhecida como "terra de ninguém". Portanto, permite maior liberdade de expressão, tanto para expressar ideologias pessoais, quanto para criticar instituições privadas e estatais. Como resultado, o uso da internet tem sido com finalidade de mobilizar, debater e reivindicar direitos.
          Grandes manifestações foram organizadas no mundo através da internet, como a Primavera Árabe. Esta, por sua vez, aconteceu após a publicação da foto de um tunisiano que, em protesto contra corrupção da ditadura vivida no país, pôs fogo em seu corpo. A imagem provocou comoção e a nação passou a lutar pela democracia. Não demorou para que o movimento se contaminasse pelo mundo, inclusive no Brasil, resultando nas manifestações de 2013, conhecidas como "Revolução dos 20 centavos", em que a população foi às ruas, também contra corrupção.
          A internet garante uma nova forma de democracia. Para que isso não mude por interesses ditatoriais, sejam estes privados ou estatais, é necessário que o governo faça um bom uso dessa ferramenta, dando maior transparência ao governo e fazendo consultas públicas. Como função das redes sociais, a medida é garantir circulação de informações confiáveis, através da melhoria de seus algoritmos.