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Enviada em: 04/05/2018

A composição curricular se dá por matérias que fragmentam o conhecimento a cerca do universo. Desta forma, não se pode negar a contribuição das disciplinas de artes visuais, dança, música e teatro na construção da visão de mundo dos estudantes.     Essas formas de linguagem e expressão denotam uma riqueza histórica, que nos permite flutuar pelo universo de modo emotivo, e formular nossas percepções, críticas,  interpretações e a nossa racionalidade. Partindo desta ideia reconhece-se que não é somente brincar de arte à que falamos, mas sim da sua importância como fator influenciador no caráter do sujeito.  A participação dessas matérias dentro das escolas torna-se gradativamente mais intensa, porém em algumas instituições de ensino esses componentes curriculares não são tratados com devida seriedade. O mal manuseio de conteúdo impossibilita uma visão diversificada sobre os assuntos, como por exemplo, a restrição do ensinamento de esculturas somente a obras gregas. Em consequência disso, pode-se formar um caráter preconceituoso que não admite nada além do que lhe é passado como arte. Observa-se que as artes visuais, a dança, a música e o teatro, tornam-se necessárias não só para a construção do intelecto do indivíduo, mas também para a edificação da sua ética e moral para com a sociedade.       Portanto, é de extrema relevância que essas disciplinas consolidem-se nas escolas,  para isso os professores e diretores devem atentar-se quanto ao método de ensino dessas matérias e promover mais projetos que incluam seus alunos em um mundo mais amplo e criativo. A condução desses assuntos em sala de aula também deve ser guiada por aspectos amplos e de prudencia, que levem o aluno a perceber a verdadeira arte de se entender a arte.