Materiais:
Enviada em: 16/08/2018

Em seu livro ''Metafísica do Belo'',Schopenhauer afirma que a  única maneira de acessar a essência das coisas é por meio de um olhar treinado por meio da contemplação artística.Nesse viés, é evidente como o ensino de Artes é essencial para complementar as diversas áreas do saber.Desse modo,é urgente a análise de como o ensino obrigatório de Artes trás benefícios não só para a construção do indivíduo,mas também para a sociedade como um todo.  Convém afirmar,a princípio,a importância do ensino das diversas expressões artísticas na formação profissional.Nessa ínterim, é indubitável como a Arte fornece a polivalência tão exigida no mercado de trabalho,além de desenvolver a alteridade e o senso crítico.Todavia, em uma sociedade que preza pelo máximo aproveitamento de recursos, há a falácia de que esse conhecimento é pouco lucrativo.Por conseguinte, o currículo escolar torna-se restrito às exigências dos concursos públicos,catalisando a desvalorização dessa área.   É válido ressaltar,ainda,como o ensino artístico é um forte instrumento  de combate à desigualdade. Prova disso são os trabalhos realizados entre as Escolas de Belas Artes e ONGs com jovens marginalizados,como os refugiados,para resgatá-los da vulnerabilidade social.Além disso, de acordo com Adorno e Horkheimer, a arte tem função humanizadora, então ao incluir aulas das diversas áreas criativas, o mecanicismo ainda tão marcante nas escolas contemporâneas seria combatido.  Faz-se necessário,portanto,que psicopedagogos auxiliem o corpo docente  na reformulação da grade escolar por meio de simpósios realizados nas múltiplas instituições de ensino,que explicitem o valor das artes para o ensino,no intuito de ampliar as competências dos próprios professores e do corpo discente. Simultaneamente a essa qualificação, as ONGs participarão de workshops nas escolas, na perspectiva de desenvolver a alfabetização artística dos alunos,por intermédio de atividades práticas.Assim,garantiremos o olhar crítico defendido por Schopenhauer. QUEM? O QUE? COMO? ONDE? PRA QEUE?