Materiais:
Enviada em: 23/10/2018

Immanuel Kant afirma que a maioridade é experimentar fenômenos de maneira crítica, e as atividades humanas de socialização contribuem profundamente para esse processo. As artes visuais, dança e música como disciplinas contribuem para uma sociedade mais comunicativa e que preza sempre por valores coletivos. Assim, esclarecer a população sobre a importância dessas disciplinas e evidenciar seu potencial em trazer novos indivíduos para o mundo artístico são questões fundamentais desse óbice.       Importa considerar, de início, que atualmente as empresas procuram funcionários multiparamétricos, que além de executarem bem sua função devem ser inventivos e muito socializáveis. Desse modo, as disciplinas em questão compõem manifestações humanas e que tem como principal propósito estabelecer distintos modos de comunicação, utilizando para isso a história e o cotidiano, situando seus praticantes de maneira contextualizada na sociedade. Logo, é urgente que a população reconheça essa importância.       É válido lembrar, também, que esse seria o primeiro contato dos estudantes com o mundo artístico, uma possibilidade de carreira como qualquer outra disciplina. Por esse motivo, a exposição dos alunos garante também uma ampliação do espectro profissional futuro para criar os responsáveis pela manutenção da cultura nacional, que é um patrimônio inalienável. Dito isso, evidencia-se a importância dessas disciplinas como obrigatórias no currículo estudantil.        Convém, então, que o Ministério da Cultura promova campanhas sobre a importância dessas disciplinas, por meio de mídias digitais e televisivas como novelas, com o intuito de promover um maior esclarecimento popular a respeito do assunto. O Ministérios da Educação, paralelamente, deve assegurar que a importância dessas disciplinas seja ensinada ao alunos, por meio da reforma na Base Curricular Nacional Comum, a fim de assegurar que os alunos sejam ensinados de maneira crítica e, finalmente, seguindo os pensamentos de Kant, caminharmos em direção à maioridade.