Materiais:
Enviada em: 27/02/2019

A vida sem música é um erro, segundo o filósofo prussiano Friedrich Nietzsche. Vale ressaltar que ter aula regular de música não irá obrigatoriamente produzir musicistas, mas garantirá que esses estudantes tenham uma maior compreensão de disciplinas como ciências humanas, linguagens e matemática. Sendo assim, a importância dessa arte em formato de disciplina escolar é uma ferramenta transformadora e libertadora.      Primeiramente, a compreensão de que por meio da música, diferentes nichos sociais disseminam suas culturas, que podem vir a sofrer miscigenação quando tem contato com outras culturas de um lugar diferente e esse processo é transformador. Destarte, utilizar a educação musical nas escolas garante modificar o ensino regular definitivamente, uma vez que esse conhecimento exige aprender matemática para a técnica, linguagens para a poesia presente nas cantorias.      Outrossim, Criolo, compositor brasileiro, afirma que a arte liberta, na música “é o teste”. Como música é arte, pode ser por meio dela que a autonomia individual chegue e com isso a desconstrução do aprender nos antiquados modelos. Desse modo, a distinção da música nos espaços de ensino pode vir a contribuir com o saber, bem como, reformular instituição escolar.     O valor da música na educação, portanto, é primordial para a construção do saber do indivíduo na sociedade. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve assegurar o ensino formal dessa arte por meio da disciplina nas escolas públicas do país com o objetivo de fomentar o conhecimento dos mais variados ritmos para que culturas diferentes possam se encontrar e serem valorizadas no espaço de saber formal, a escola. Por conseguinte, usar essa matéria como um facilitador para aprender disciplinas como matemática, língua estrangeira, literatura, história da arte, geografia e história, para paulatinamente transformar o ensino regular no Brasil.