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Enviada em: 14/03/2019

A importância da música no ambiente escolar        Na antiguidade a poesia induzia a mimética dos heróis gregos, analogicamente a arte tinha função de despertar estados de alma, suas emoções e virtudes. Dessa forma, extraia-se dos indivíduos sentimentos advindos do subconsciente, logo o que é justo, belo e bom podem ser trazidos à consciência por meio da melodia, da poesia e da dança, segundo filósofo Platão. Nesse contexto, incluir a artes culturais nas dinâmicas pedagógicas do ensino público é de grande relevância para formação do indivíduo.        A musicalidade, o ritmo e a expressão corporal podem contribuir para melhorar  a concentração e dessa forma estimular o aprendizado. Como exemplo, o uso de parodias musicais para ensinar conteúdos de matemática, na Escola Estadual Prefeito José Maria Pereira, no município de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais. Vale ressaltar,  que as modulações alfas têm sido muito estudadas pelos neurocientistas e psicólogos, sendo próprias para estimular o foco, conforme artigo da revista Exame.         Ademais, essas disciplinas são de grande importância para refletir contextos históricos, visto que é muito usado para expressar opiniões, protestos e compartilhamento de costumes de uma época. Nesse cenário, o movimento artístico “Tropicalista”, influenciava o comportamento sócio e econômico da sociedade por meio de canções,  das artes plásticas,  do cinema e do teatro. Além de ressaltar as opressões sofridas durante o regime militar.       Portanto, incluir essas propriedades na dinâmica do aprendizado promove a propagação cultural, bem como a socialização, sendo fundamental para desenvolver a empatia nos jovens diante dos conteúdos educacionais. Posto isso, cabe ao Governo Federal junto com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), proporcionar as condições necessárias para que a Lei 11.769, de 2008, seja cumprida de forma efetiva. Assim sendo, capacitar tecnicamente os professores, implementar a aquisição de instrumentos audiovisuais, assim como promover a educação inclusiva nesse campo, com fito de cumpri com a meta de universalizar a arte.