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Enviada em: 25/05/2017

A importância das artes no Renascimento italiano esteve atrelada à sua valorização num contexto de renovação das ciências. No Brasil, em contrapartida, é notória a desvalorização atribuída às matérias música, dança, teatro e artes visuais nas escolas e no âmbito social. Tais disciplinas são, contudo, de suma importância para a formação cultural e social dos indivíduos e para o conhecimento pleno acerca de seu país, tornando-as necessárias nos currículos acadêmicos.       Decerto, Grécia e Roma foram cidades célebres que, através de sua cultura, tiveram seus conhecimentos perpetuados na humanidade. Não só Grécia e Roma, mas também todo grupo civil, produz cultura, e a arte, que é uma de suas vertentes, não pode ser ignorada. Nas escolas, entretanto, o ensino de matérias de cunho artístico é relegado e não há estímulo à profissionalização em carreiras de mesmo âmbito, empecilhando o desenvolvimento de novos talentos.     Não obstante, com os avanços tecnológicos e o advento da globalização, o interesse popular pelo contexto artístico direciona-se à entretenimentos estrangeiros e o consequente desprestígio às obras nacionais. Ademais, a elitização das artes é evidente, visto que grande parcela da população não tem acesso à sarais, cinemas e teatros. Evidentemente, esse contexto é preocupante, uma vez que desestimula o fortalecimento cultural do país.     Entende-se, portanto, que o ensino de matérias de caráter artístico possui grande valia para a formação do indivíduo bem como para a valorização da identidade nacional. A fim de impulsionar esse processo, o Ministério da Educação, em parceria com os governos municipais e estaduais, deve proporcionar aula interdisciplinar nas escolas, no turno de estudo dos alunos, que desenvolva as quatro grandes linguagens artísticas. Além disso, o Ministério da Cultura deve fomentar concursos artísticos nas escolas, dando visibilidade ao que está sendo produzido pelos alunos e ampliando o contato desses com o meio cultural, para que, assim, seja refinada a perspectiva individual e social sobre esse tema.