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Enviada em: 26/04/2017

A arte deveria estar inserida nas disciplinas obrigatórias do ensino fundamental e médio, porém o país passa por um processo de reforma educacional elaborada pelo Ministério da Educação, a qual inibe a imprescindibilidade de tais matérias.  Segundo Chico D' Angelo, Presidente da Comissão de Cultura, a ampliação das  artes na grade curricular agrega uma visão de mundo mais ampla para os cidadãos do futuro. Podemos nos remeter aos pensamentos filosóficos gregos, onde a educação e arte são alicerces de um cidadão pleno.   Uma das grandes dificuldades dos jovens, desta geração, é a de expressar seus conhecimentos e sentimentos, e um instrumento eficaz para este desenvolvimento é a dança, música, teatro e artes visuais, pelo qual o indivíduo pode interpretar suas ideias e valores.  A Escola da Serra, em Belo Horizonte é uma instituição que adota a sensibilidade artística como uma das principais competências para ensinar seus alunos, esta Escola aboliu o método de provas convencionais, carteiras em sala de aula e os estudantes realizam suas atividades em pátios, bibliotecas e ao ar livre.  O Ministério Público junto á população brasileira deveriam discutir uma reforma na LDB ( Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que configurasse a obrigatoriedade de ensino das artes não como disciplina individual , mas inserida na grade de ensino já existente como português , matemática, história por exemplo. O professor ao lecionar, ensinaria de forma lúdica os conteúdos daquela ciência ao encenar uma peça de teatro, a declamação de um poema, a dança e a música. Como também implementar com projetos de intercâmbio cultural planejado pela escola com o apoio financeiro do Estado e coordenação da Secretária de Educação facilitando o multiculturalismo e a formação de um cidadão livre de preconceitos e capaz e absorver culturas diferentes.A arte envolve as pessoas, emociona e interage uns aos outros de forma intercalar.